Semana da Fotografia começa dia 16 com conferência, oficinas, exposição e concurso

12/08/2021 - 17:39  •  Atualizado 16/08/2021 18:28

Começa na próxima segunda-feira, 16, a Semana de Fotografia 2021, evento virtual que visa promover o intercâmbio entre profissionais da fotografia, pesquisadores de imagem, estudantes e amantes da arte de fotografar. Organizada pelo projeto de extensão Grupo de Foto, a ação terá como tema Fotografia: resistir para existir e homenageará o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. A Semana de Fotografia 2021 contará com conferência, oficinas, exposição virtual e concurso fotográfico.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) emitirá certificado para aqueles que se inscreverem e participarem dos workshops e da conferência final. As inscrições devem ser feitas pelo link https://linktr.ee/grupodefoto.

As oficinas acontecerão entre os dias 16 e 18 e serão ministradas por importantes nomes do cenário brasileiro contemporâneo, como os paulistas Lucas Pinhel, que falará sobre Mercado da Fotografia, e Thiago Bruno, que abordará o tema Fotografia Viva; a paranaense Camila Zielasko, tratando de Sensibilidade Feminina; o sul-mato-grossense Daniel Ribeiro, abordando o tema Criatividade em Alta; e a mineira Raquel Pêsso, que falará sobre Processos Criativos.

A temática central da Semana será discutida pela fotógrafa e artista visual baiana Márvila Araújo e pelo fotógrafo recifense Ronald Cruz na conferência final, a ser realizada no dia 19. A transmissão será feita pelo canal do Grupo de Foto no Youtube e pelo perfil do projeto no Instagram.

Segundo o coordenador do Grupo de Foto, o professor do Departamento de Comunicação Social Fábio Goveia, a realização da Semana tem como objetivo proporcionar um ambiente favorável ao debate sobre a importância da fotografia no momento atual, marcado por desafios sanitários, políticos, sociais e econômicos. “O tema Resistir para existir evoca amplos sentidos e contempla a prática fotográfica como dimensão propositiva na busca por uma sociedade melhor”, destaca.

Concurso

De acordo com Goveia, o concurso fotográfico visa promover a inclusão e valorizar pautas invisibilizadas na sociedade, seguindo a linha de atividades do Grupo de Foto. Assim sendo, profissionais e amadores interessados em participar da seletiva devem inscrever fotografias que aproveitem o valor estético, documental e pedagógico da imagem, para promover a inclusão de populações de baixa renda ou sem visibilidade social; fomentem o pensamento crítico a partir de imagens que se pautem pelo combate dos diferentes tipos de preconceitos; criem imagens que combatam a cultura do ódio e valorizem o respeito à vida; e formem uma ambivalência favorável à fotografia como terapia, para valorizar a diversidade de pensamento.

“Partindo dessas referências e da importância que a imagem assume nas sociedades contemporâneas, este concurso recorre à fotografia como meio de promover a inclusão de diferentes pontos de vista sobre o tema”, destaca Goveia.

Cada concorrente pode submeter apenas uma imagem no formato JPG, que deve ser original, de autoria própria e sem premiação anterior. Os participantes têm até o dia 19 de agosto para enviar a fotografia para o e-mail concursoresistir@gmail.com e preencher o formulário de inscrições, por meio do link https://cutt.ly/ZQPMBNq.

O regulamento completo do concurso está disponível aqui.

Exposição

Entre os dias 20 e 29 de agosto, as fotografias concorrentes serão exibidas no perfil do Grupo de Foto no Instagram, e o público poderá votar nas imagens de sua preferência, clicando na opção curtir.

As dez fotos mais curtidas serão avaliadas por um júri formado por integrantes do projeto de extensão e por palestrantes da Semana de Fotografia. Os vencedores serão conhecidos no dia 31 de agosto e ganharão prêmios como fone de ouvido bluetooth e vouchers para revelação de fotografias.

Grupo de Foto

O projeto de extensão Grupo de Foto atua, desde 2008, organizando e promovendo debates e pesquisas sobre fotografia, exposições, oficinas, minicursos e visitas técnicas, além de produzir imagens para o acervo da Ufes. Dentre os eventos já realizados pelos extensionistas, encontram-se a Virada Fotográfica (2011 e 2012) e a I Semana Fotográfica (2009).

Atualmente, cerca de 20 estudantes participam do projeto, que vincula outras ações de extensão, como Em Foto (palestras sobre fotografia) e Ver o Mundo (saídas fotográficas).

Texto: Adriana Damasceno