Seminário apresenta reflexões sobre a prática jornalística e a formação de narrativas

Jornalismo e Sociedade será o tema da próxima edição dos Seminários Observações, organizados pelo Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. O evento será realizado nesta quinta-feira, 27, a partir das 19 horas, no canal do YouTube do Observatório.

O seminário terá a mediação de um dos coordenadores do Observatório da Mídia, o professor Rafael Paes, e comentários do professor Josenildo Guerra, coordenador do Laboratório de Estudos em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (Lejor/UFS).

Os três trabalhos que serão apresentados refletem sobre a prática jornalística e a formação de narrativas diversas. Um deles é o resultado da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) Enquadramento noticioso: as juventudes nos telejornais da Grande Vitória, defendida em 2020 por Alice Barcellos, com orientação do professor Edgard Rebouças. O estudo busca compreender como os principais telejornais em exibição no Espírito Santo abordam as juventudes e suas complexidades.

Construções discursivas

Já o artigo A construção discursiva das prisões de Lula e Temer nas capas da Veja, de autoria das estudantes Andrezza Steck e Síntia Ott, com orientação da professora Maria Nazareth Pirola, utiliza a abordagem da semiótica discursiva para tentar compreender os efeitos de sentido produzidos e como estes pretendem conduzir o olhar do leitor nas narrativas sobre questões políticas.

Por fim, será apresentado o estudo Oitenta tiros: a construção discursiva do assassinato de Evaldo S. Rosa na Revista Veja, das estudantes Isadora Pechincha e Sara Silva, também com orientação de Maria Nazareth Pirola. O trabalho propõe uma reflexão crítica da gravidade e da violência na cobertura do assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, morto com cerca de 80 tiros em uma operação do Exército Brasileiro em 2019.

Os Seminários Observações têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram os temas Informação e Saúde, Comunicação e Mulheres e Comunicação, história e temporalidades. Todas as edições estão disponíveis no canal do YouTube do Observatório da Mídia.

A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Para aqueles que quiserem receber certificado de participação, é necessário preencher o formulário, clicando aqui, e confirmar a presença na lista que será disponibilizada na hora do evento ao vivo.

 

Com informações do Observatório da Mídia

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.