Seminário apresenta serviços da Proaeci e Programa de Assistência Estudantil

22/09/2022 - 19:25  •  Atualizado 30/09/2022 17:29

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) realiza nos dias 27 e 28 de setembro, no campus de Goiabeiras, o Seminário de Integração do Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes). O seminário é aberto a todos os estudantes cadastrados no Proaes, especialmente aos ingressantes nos semestres 2021/2 e 2022/1, e tem o objetivo de apresentar os serviços ofertados por meio da Proaeci, e os instrumentos legais que regulamentam o programa.

Com a proposta de atender o maior número de estudantes possível, o evento será realizado no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)*, das 18 às 19h30 no dia 27, e no prédio Cemuni IV (Centro de Artes), das 13 às 14h30h no dia 28.

Estudantes interessados em participar poderão se inscrever no Portal da Assistência Estudantil (após o login, clique no botão Eventos). Haverá emissão de certificado para os estudantes inscritos.

O Seminário de Integração também ocorrerá nos campi de Alegre e São Mateus no mês de outubro. As informações sobre data, horário e local serão divulgadas posteriormente pela Proaeci.

Auxílios

O Proaes reúne um conjunto de auxílios que proporcionam ao aluno de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no Proaes. Os editais de cadastro no programa da Ufes são lançados semestralmente, permitindo que os novos estudantes possam realizar o cadastro quando ingressam na Universidade.

A partir deste semestre letivo, entrou em vigor o Auxílio Permanência Unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 do Conselho Universitário da Ufes. Uma das principais mudanças do auxílio unificado está na análise para a concessão do benefício, devido à utilização de novos indicadores sociais que interferem na permanência do estudante.

No novo modelo, todos os estudantes que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio alimentação). Também houve reajuste nos valores pagos em dinheiro (pecuniários). O menor valor pecuniário direto, que era é de R$ 50, passará para R$ 200.

Transição

Estudantes já assistidos pelo Proaes-Ufes, em especial os estudantes ingressantes no Proaes em 2021/2 e 2022/1, não precisarão se inscrever novamente, mas passarão por uma transição para o Auxílio Unificado e precisarão atualizar seus documentos.

O edital para o Cadastro de Transição também foi publicado pela Proaeci e os estudantes assistidos poderão atualizar seus documentos no Portal de Assistência Estudantil até 25 de setembro. Os estudantes convocados continuarão a receber os auxílios normalmente, desde que cumpram os critérios de permanência, até que seja publicado o resultado final.

A transição será automática, não sendo necessária a intervenção do estudante. Contudo, ele pode acessar o Portal da Assistência Estudantil e informar seus marcadores sociais. Se o fizer, será necessário enviar os documentos comprobatórios de cada marcador, conforme descrito no edital.

* Informação atualizada em 26/09/2022.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes