Seminário debate questões contemporâneas sob o olhar dos povos da terra

O campus de Goiabeiras da Ufes sedia nos dias 7 e 8 de dezembro o seminário Futuros possíveis num planeta ameaçado: conexões Amazônia-Cerrado-Mata Atlântica. O evento visa discutir processos contemporâneos de tomada da Terra – domínio, invasão e expropriação de territórios na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica –, evidenciando o modo como os “povos da terra” (indígenas, quilombolas e povos tradicionais) vivem tais experiências.

Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, o seminário é organizado pelo Núcleo de Estudos dos Povos da Terra (Gaia), pelo Laboratório de Pesquisas em Políticas Ambientais e Justiça, e pelo curso Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani (Prolind) da Ufes; em parceria com o Laboratório de Música e Socialidade (LabMuSo) da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O seminário será realizado em três locais: no Cine Metrópolis, na quinta-feira; e na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e Anfiteatro 1 do Edifício Didático do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), na sexta-feira.

Questão climática

A programação inclui mesas de debates, exibição de vídeos e show musical, que também pretendem colocar em debate os conhecimentos e a sensibilidades dos povos da terra com a questão climática, por exemplo. O evento contará com a presença de palestrantes da Ufes e de outras universidades.

“Nossa proposta é discutir uma questão de interesse geral, como as mudanças climáticas, mas trazendo uma perspectiva de povos e comunidades tradicionais”, afirma a professora da Prolind, mediadora e palestrante do evento, Nicole Soares-Pinto.

O seminário conta com o apoio da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPsi), da Fames, da Adufes, do CCHN e do Cine Metrópolis.

 

Confira a programação:

Dia 1 - 07/12

Local: Cine Metrópolis

14h: Abertura com os coordenadores dos grupos de pesquisa

14h30: Mesa 1

A questão climática como campo de disputa científica, política, racial e territorial, com mediação de Edmilson Rodrigues (professor da Fames)

Circulações, imanências e transformações da ação coletiva entre sociedade, ambiente e natureza no Brasil, com Cristiana Losekann (professora da Ufes)

A climatização do direito: reflexões sobre a construção de um direito climático, com Ana Carolina Castro (pós-doutoranda da Ufes)

Os quilombolas e suas retomadas, com Sandro Silva (professor da Ufes)

A armadilha do futuro, com Isabel Martinez (professora da Universidade Nacional Autônoma do México - Unam)

Exibição de vídeo informativo, com Tatiana Oliveira (pós-doutoranda da Universidade Federal do Pará - UFPA)

18h30: Exibição do filme Crowrã, a Flor do Buriti e debate com os professores Fábio Camarneiro (Ufes) e Ian Packer (Universidade de São Paulo - USP)

 

Dia 2 - 08/12

Local: Adufes

10h: Mesa 2

Resistência e cosmopolíticas indígenas, com mediação de Nicole Soares-Pinto e Ozirlei Tereza Marcilino (professoras da Ufes) 

Mudanças climáticas: Terra, um planeta ameaçado, com Paulo Tupinikim (coordenador geral da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - Apoinme)

A consulta prévia livre e informada como instrumento pedagógico do povo Tupinikim da terra indígena de Comboios, com Toninho Tupinikim (liderança e pesquisador da aldeia Comboios)

Memórias sobre experiências vividas na Praia da Água Boa: narrativas de indígenas da aldeia Pau Brasil, do povo Tupinikim, com Keila Tupinikim (pesquisadora da aldeia Pau-Brasil)

Exibição de vídeo informativo, com Dzoodzo Baniwa (professor e liderança indigena na Terra Indígena Alto Rio Negro)

Local: Anfiteatro 1 do Edifício Didático (sala 1 da passarela superior do CCHN)

14h: Mesa 3

Sensibilidades outras e parentescos com a Terra, com mediação de Cristiana Losekann (professora da Ufes)

Um rio em guerra: tensões e torções no diálogo entre Juruna, Arara e o Rio Xingu contra a UHE de Belo Monte, Edmilson Rodrigues (professor da Fames)

Povos pescadores: vínculos, perdas e exercícios de escuta, com Aline Trigueiro (professora da Ufes)

Parentesco com a Terra e a recusa de um mundo só, com Ana Gabriela Morim de Lima e Nicole Soares-Pinto (professoras da Ufes)

Mito-ficções do Antropoceno, com João Viana (professor da Ufes)

Etnografias cosmopolíticas, com José Alejandro Fujigaki (professor da Unam)

17h30: Show com Gessé Paixão

 

Texto: Dhébora Molina (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.