Seminário discute avanços e desafios dos 10 anos da Lei de Cotas

29/11/2022 - 17:54  •  Atualizado 01/12/2022 16:37

A Ufes, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), realiza nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o seminário 10 anos da Lei de Cotas - avanços e desafios.  O evento tem a proposta de avaliar os avanços obtidos desde a implementação da Lei n.º 12.711, popularmente conhecida como Lei de Cotas, e dialogar sobre as perspectivas para o futuro da reserva de vagas no país.

O seminário contará com uma palestra de Cleber Vieira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) na gestão 2020-2022.

O evento é aberto ao público e tem início às 14 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras. As inscrições para emissão de certificado poderão ser realizadas pelo Portal da Assistência Estudantil, na aba Administrativo/Eventos.

“A primeira década de política de cotas para ampliar o acesso de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência às Instituições Federais de Educação Superior demonstra a importância desta política e aponta para a necessidade de avançar em seu fortalecimento no âmbito do acesso à graduação, permanência qualificada na universidade nos eixos de ensino, pesquisa e extensão; e permanência e acesso à pós-graduação”, afirma Ana Cláudia Campos, diretora de Ações Afirmativas e Diversidade.

Ela destaca que a realização do seminário está prevista nas discussões do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI 2021-2030), que é a principal ferramenta para as ações da Universidade no que diz respeito à elaboração de projetos estratégicos para alcançar os objetivos institucionais em ações afirmativas.

Veja a programação:

14h - Exibição de vídeo

14h10 - Solenidade de abertura

- Paulo Vargas, reitor da Ufes
- Gustavo Forde, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania
- Ana Claudia Campos, diretora de Ações Afirmativas e Diversidade
- Osvaldo Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes)
- Emanuelle Kisse, diretora do Diretório Central dos Estudantes (DCE)
- Luis Carlos Oliveira, coordenador do Centro de Estudos da Cultura Negra

15h10 - Conferência 10 Anos da Lei de Cotas: avanços e desafios

- Cleber Santos Vieira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

18h - Encerramento