Seminário discute comunicação em meio à pandemia a partir desta terça, 1º

31/08/2020 - 17:29  •  Atualizado 01/09/2020 18:09

Começa nesta terça-feira, 1º, a sexta edição do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes), trazendo como tema Caminhos da Comunicação no Mundo em Crise. O evento acontece até o dia 29 de setembro e será totalmente virtual. Os debates e painéis com estudantes, professores e pesquisadores convidados serão transmitidos no canal do Youtube do PósCom (https://url.gratis/XKRuN) e os interessados em participar como ouvintes devem realizar a inscrição por meio do site https://www.sympla.com.br/seminarioposcom, onde também está disponível a programação completa. A participação nas salas virtuais dará direito a certificados (um para cada palestra escolhida) e o link de acesso será enviado até um dia antes do evento inscrito.

Esta edição do Seminário tem os professores Daniela Zanetti, Fábio Malini e Ruth Reis como coordenadores e convida pesquisadores, jornalistas, publicitários, produtores de audiovisual e sociedade a buscar saídas e alternativas para a realidade atual. “Vamos tratar de vários temas que estão muito em evidência nesse momento de pandemia, como comunicação sobre saúde, racismo, desinformação e fakenews. Fazer esse evento on-line pode facilitar um pouco para algumas pessoas que estão no mercado, que talvez não poderiam comparecer se fosse presencial”, analisa a professora Daniela Zanetti.

A organização geral ficou a cargo da professora do PosCom Ruth Reis, que propôs a produção do Seminário ao Colegiado do Mestrado durante o primeiro semestre. “A realização de atividades como a deste Seminário é importante por construir condições para que nossos alunos tenham acesso a debates de qualidade para que prossigam com seu processo de formação, mesmo diante da situação atual”, relata ela, ressaltando a participação ativa de cerca de 20 estudantes do mestrado na produção do Seminário, além dos professores do mestrado . “É preciso creditar toda a organização do evento a um grupo de mestrandos, que demonstrou como é importante o papel do estudante como protagonista na construção de seu conhecimento”.

Programação

Sobre a programação do Seminário, Ruth Reis afirma que o objetivo é destacar a centralidade da comunicação e das mediações tecnológicas: “Procuramos dar relevo a esse tema fundamental e que se alargou neste momento de distanciamento social, abarcando suas diversas facetas e os impactos na vida de todos nós”.

O evento conta com dois encontros por semana, sendo dois por dia, buscando discutir os desafios das atuais crises expostas e atenuadas pela pandemia da COVID-19, à luz da Comunicação. Estudantes e egressos do PósCom apresentarão seus artigos em painéis às 9h30 e docentes da Ufes e professores e pesquisadores convidados participarão de mesas de debates às 18 horas. O tema a ser discutido na abertura será Comunicação e Crise Política: tensões e disputas do mundo em crise.

Outras temáticas abordadas durantes os encontros virtuais serão A Sociedade dos Algoritmos: por uma agenda para uma comunicação democrática frente aos domínios das plataformas (dia 3); O Papel da Comunicação no Contexto do Racismo Brasileiro (dia 9); Comunicação e Saúde: a COVID-19 na pauta dos jornais (dia 10); Comunicação, Consumo e Publicidade em Tempos de Pandemia (dia 15); Ativismo e Comunicação em Tempos de Pandemia: a atuação dos movimentos sociais (dia 17); Corpos e Existências LGBTQIA+ a partir da Arte e da Cultura (dia 22); Comunicação, Estética e Feminismo (dia 24); e Comunicação e Resistência em Tempos de Ódio (dia 29).

Além dos painéis e dos debates que compõem o Seminário, está disponível no canal do Youtube do programa uma mostra de vídeos com as pesquisas dos projetos dos estudantes do PósCom. “Esta é a primeira experiência desse tipo realizada pelo programa”, lembra Ruth Reis.

“Os temas tratados perpassam várias áreas, como Filosofia, Direito, Saúde, Economia e Ciência Política. Será um evento com debates bem amplos, que também vai agregar para as disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação que serão dadas agora no Earte (Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial). Temos muitas discussões interessantes acontecendo na internet, é importante que se dê visibilidade”, conclui a professora Daniela Zanetti.

Texto: Adriana Damasceno