Seminário discute nesta quinta, 19, a relação do petróleo com a geopolítica no Brasil

O Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp) da Ufes realiza nesta quinta-feira, 19, a terceira e última sessão do I Seminário de Geopolítica, Geoeconomia e Paisagens do Petróleo (Semgepp). O evento terá início às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Laburp no YouTube. Para participar bastar, acessar o canal.

O Semgepp contará com as participações do vice-diretor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Costa Pinto, que apresentará a palestra Geopolítica e petróleo no Brasil: a economia política da renda petrolífera do pré-sal; e do coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que falará sobre As principais mudanças no setor de petróleo e gás no Brasil e na Petrobrás pós-2014: um olhar a partir da perspectiva do trabalho. A mediação será feita pelo coordenador do Laburp e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Ufes, Cláudio Luiz Zanotelli.

O objetivo do evento é discutir a relação do petróleo com a geopolítica no Brasil contemporâneo e entender o desenvolvimento desse setor nas duas últimas décadas. 

Pesquisas

O Laburp é um laboratório vinculado ao Departamento de Geografia da Ufes que visa a realização de pesquisas sobre as regiões e os fenômenos de regionalização; polarizações e distritos industriais; a constituição de espaços e de territórios ligados a equipamentos e infraestruturas industriais e portuárias (geoeconomia); e fenômenos urbanos, associando aspectos ligados às populações e à demografia. O laboratório também abrange pesquisas com foco em perspectivas das análises relativas às paisagens e aos territórios.

Outras informações sobre o Laburp estão disponíveis no blog https://blog.ufes.br/laburp.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.