Seminário Observações especial comemora 10 anos do projeto de extensão Comunicaê

28/07/2021 - 17:13  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O projeto Educação para a Mídia – Comunicaê está comemorando 10 anos, e a edição deste mês de julho dos Seminários Observações vai resgatar um pouco da trajetória dessa atividade de extensão, que é a mais duradoura e contínua do Observatório da Mídia, criado há 15 anos. A edição especial do Observações será realizada no dia 29 de julho, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Observatório da Mídia no YouTube e mediação do professor do Departamento de Comunicação Social (Depcom) da Ufes Edgard Rebouças, também um dos idealizadores do projeto.

As convidadas para contar parte dessa história são as coordenadoras do Comunicaê, as professoras do Depcom Nazareth Pirola e Franciani Bernardes, e duas de suas fundadoras, as ex-extensionistas Esther Radaelli – atualmente produtora nacional na TV Gazeta – e Maíra Cabral – repórter do G1 e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PósCom-Ufes). Os comentários serão da professora e pesquisadora de Educomunicação Cristiane Parente, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e da Universidade de Brasília (UnB).

A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Os interessados em receber certificado de participação devem preencher o formulário e confirmar a presença na lista. Ambos serão disponibilizados na hora do evento ao vivo.

Educação midiática

O projeto vem atuando desde 2011 com ações de educação midiática em escolas públicas da região da Grande Vitória e propicia o contato de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Audiovisual da Ufes com jovens nos primeiros anos da adolescência, exatamente quando começam a reapropriar seus usos dos conteúdos e meios de comunicação. As oficinas do Comunicaê trabalham com leitura crítica de conteúdos noticiosos, publicitários e ficcionais em várias mídias e finaliza desafiando os jovens a realizarem seus próprios conteúdos de uma forma diferente e mais inserida em suas realidades.

Nesses 10 anos, o Comunicaê foi apresentado em dezenas de escolas e órgãos públicos, foi duas vezes finalista do Prêmio de Mérito Extensionista da Ufes, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e foi modelo de ação de educação midiática como oficina no congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic), na Costa Rica.

Atualmente, mesmo prejudicadas pela pandemia, as ações do projeto foram adequadas para enfrentar o período de isolamento social.

Os Seminários Observações têm sido realizados ao vivo, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, e já abordaram os temas Informação e Saúde, Comunicação e MulheresComunicação, história e temporalidades, Jornalismo e Sociedade e Jornalismo e suas práticas. Todas as edições estão disponíveis no canal do Observatório da Mídia no YouTube.

Com informações do Observatório da Mídia