Seminário promove reflexões metodológicas sobre o tema Psicologia e Educação

18/10/2022 - 11:21  •  Atualizado 20/10/2022 16:05
Compartilhe

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes realizará no dia 21 de outubro, sexta-feira, um webinar com a temática Reflexões metodológicas em torno da investigação em Psicologia e Educação. Para abordar o assunto, foi convidado o pesquisador e professor da Universidade do Minho, em Portugal, Leandro Almeida.

O evento terá início às 13 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Ledhum no YouTube. O seminário é aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia. 

Em sua carreira acadêmica, Almeida se dedica a pesquisas sobre ensino superior, cognição e aprendizagem, além de estudos em avaliação psicoeducativa, construção e validação de testes.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. 

Mensalmente, o Laboratório promove um seminário gratuito com o objetivo de discutir pesquisas e ações no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano e suas interfaces com outras áreas do saber. O Ledhum é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, e com o professor Hugo Cristo, do Departamento de Design.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes