Série de eventos abre semestre acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras

12/09/2022 - 13:03  •  Atualizado 13/09/2022 16:00

Para dar início ao segundo semestre de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) está organizando uma série de atividades presenciais no campus de Goiabeiras, com eventos abertos a todos, sem necessidade de inscrição prévia.

Às 18h30 desta segunda-feira, 12, uma aula inaugural será ministrada por Ana Crelia Dias, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o tema Os sentidos da atuação acadêmica em tempos de ameaças à democracia, o encontro será realizado no Anfiteatro 1 do Edifício Didático do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras.

No mesmo local, na terça-feira, 13, às 18h30, Gaspar Paz, professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes, ministra a palestra Confluências literárias na obra de Gerd Bornheim. Já na quinta-feira, 15, haverá uma mesa redonda, na qual Maria Amélia Dalvi e Priscila Monteiro Chaves, ambas professoras da Ufes, vão discutir o tema Educação literária e precarização da formação e trabalho docente na educação básica e superior (graduação e pós-graduação). O debate acontecerá às 9 horas, no salão da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).

“Na programação, optamos pela interdisciplinaridade, com convidados das áreas de Literatura, Linguística, Filosofia da Arte, Educação e Psicologia”, relata Vitor Cei, coordenador do PPGL.

Mais informações sobre a programação de abertura de semestre do PPGL podem ser obtidas no site do programa.

Bravos

Por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), o PPGL está organizando, ainda, a décima edição do Bravos(as) companheiros(as) e fantasmas: seminário sobre o(a) autor(a) capixaba. Programado para acontecer durante a manhã e a noite da próxima sexta-feira, 16, no auditório do IC-2, o evento vai homenagear Achille Vivacqua (1900-1942), primeiro poeta capixaba modernista.

Mais informações podem ser obtidas em blog.ufes.br/neples. “É um evento promovido bianualmente há 20 anos, fomentando o estudo da literatura regional”, explica o coordenador.

Acessibilidade e ações afirmativas

Na próxima semana, o PPGL organiza, também, o I Simpósio de Acessibilidade e Ações Afirmativas em Programas de Pós-Graduação. A atividade acontecerá na terça-feira, 20, às 14 horas, e contará com a participação de Gustavo Forde, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci/Ufes); Jefferson Santana, professor do Departamento de Línguas e Letras (DLL/Ufes); e Ana Regina Campello, professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O evento também será realizado no auditório do IC-2.

O simpósio foi proposto por Flávia Machado, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. “Combinamos a parceria para debater esses temas do interesse de todos, não apenas das minorias”, conclui Vitor Cei.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes