Show de Química realiza oficina on-line sobre inteligência artificial

08/03/2021 - 17:54  •  Atualizado 10/03/2021 18:55

Show de Química em ação: Química no cotidiano e inteligência artificial é o tema da oficina que será realizada em formato on-line, na quinta-feira, 11, como parte do Projeto Show de Química do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes. A oficina é aberta ao público e será realizada às 14 horas no canal Show de Química no YouTube.

A oficina será iniciada pelo professor Honério Coutinho, coordenador do projeto, que relatará as experiências lúdicas do show. O evento contará ainda com as presenças do professor Paulo Roberto Filgueiras, também do Departamento de Química da Ufes, que discutirá a inteligência artificial; da professora convidada Denise Miranda, que falará sobre agentes químicos sanitizantes, como álcool 70%, peróxido de hidrogênio e água sanitária; e do estudante bolsista Gabriel Rocha, que apresentará os pigmentos químicos usados na arte. Ao final, haverá a apresentação da experiência Queima da serpente química Mamba Negra.

“Essa oficina é um desdobramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2020 e abordará alguns temas interessantes da ciência. É também um desdobramento do projeto Show de Química, que há mais de 20 anos vem popularizando a ciência em escolas e eventos por todo o país”, explica o coordenador.

Popularização

O projeto Show de Química vem sendo realizado desde 1992 como um trabalho de divulgação científica na rede de ensino. Ele objetiva, por meio do entretenimento, despertar o interesse da comunidade para as ciências, de forma lúdica e espetacular, além de popularizar a Química na sociedade, principalmente para alunos e professores da educação básica, fomentando uma interdisciplinaridade do conhecimento. Além de ser coordenado pelo professor Coutinho, o projeto conta com a participação de estudantes da Ufes e professores colaboradores.

Outras informações sobre a oficina e sobre o Show de Química estão disponíveis no site http://www.showdequimica.com.br, no Instagram e no canal do YouTube do projeto.

Texto: Jorge Medina