Site disponibiliza análises sobre curadoria, histórias de exposições e sistemas da arte

14/05/2020 - 09:44  •  Atualizado 15/05/2020 17:35

Com o objetivo de agregar múltiplas trajetórias e visões sobre procedimentos e práticas curatoriais contemporâneas, o projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria, ligado ao Departamento de Artes Visuais da Ufes, colocou no ar o site Plataforma de Curadoria. A ideia é registrar análises e promover discussões sobre práticas curatoriais, apresentar histórias das exposições e os sistemas da arte. O material está disponível em www.plataformadecuradoria.com/.

O Plataforma de Curadoria foi desenvolvido pelo estudante de licenciatura em Artes Visuais Igor Degobi, sob orientação da professora Ananda Carvalho, uma das coordenadoras do projeto de extensão. “O site busca ser um espaço on-line para compartilhamento de conteúdos sobre curadoria que têm origem ou são de interesse dos participantes do projeto e do público em geral”, explica ela.

O site apresenta vídeos, conversas, entrevistas, textos e relatos sobre o tema e tem como base eventos realizados tanto na Ufes quanto nas regiões da Grande Vitória. “Compartilhando os conteúdos de nossas pesquisas, ações e exposições, buscamos contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema da curadoria para além dos espaços da universidade”, sintetiza Carvalho.

Marcelo Campos, Juliana Gontijo, Raphael Fonseca, Fernando Velazquez, Clara Sampaio, Gabriel Menotti e Yvana Belchior são alguns dos curadores e artistas entrevistados em vídeos que estão disponíveis no site. “Ao apresentar conversas com curadores capixabas e de outros estados, reforçam-se os elos de Vitória com o circuito nacional das artes visuais”, analisa o professor Daniel Hora, que coordena o projeto de extensão junto com Ananda Carvalho.

Projeto

O projeto Processos de Criação em Curadoria está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Ufes. Atuando desde abril de 2019, atualmente conta com a participação de 15 pessoas, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

“A equipe do projeto desenvolve práticas de experimentação em curadoria, a partir da formação teórica e do intercâmbio de experiências relativas à organização de exposições”, explica Ananda Carvalho, que conclui: “Exposições, mostras e outras formas de exibição materializam possibilidades de acontecimento que dão finalidade comunitária à realização dos trabalhos artísticos. É da construção dessas articulações e relações que emergem procedimentos importantes do trabalho da curadoria”.

Isolamento

Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o site Plataforma de Curadoria apresenta-se como um espaço para experimentações de exposições virtuais. A recém-lançada ação Curadorias em Rede tem como proposta apresentar no site obras de arte ou seus registros em fotos e vídeos, aliados a textos curatoriais. “A pessoa que faz esta curadoria escolhe as obras e desenvolve um texto reflexivo que articula pensamentos sobre os trabalhos artísticos selecionados com o contexto em que se inserem”, explica a coordenadora.

No Tempo da Espera, proposta do estudante de mestrado em Artes Lindomberto Alves, é a primeira mostra virtual do projeto Curadorias em Rede e traz trabalhos da artista plástica capixaba Maria Perpétua, além de reflexões acerca de sua obra.

Mais informações sobre o projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria podem ser obtidas por meio do perfil @curadoriaufes, no Instagram.

Texto: Adriana Damasceno