Solenidade marca início do curso de licenciatura intercultural indígena

13/07/2015 - 18:36  •  Atualizado 14/07/2015 17:43

Cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 13 de julho, na quadra poliesportiva da Escola Indígena Aldeia Caieiras Velhas, marcou a abertura do curso de licenciatura intercultural indígena para os povos Tupinikim e Guarani. As aulas da primeira turma do curso oferecido pela Ufes têm início na próxima quinta-feira, 16 de julho, e serão ministradas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz.  Veja mais detalhes de como foi a solenidade na matéria da TV Ufes: http://migre.me/qLKfQ.

Ao todo, 70 estudantes iniciam o curso, oferecido pela Ufes em atendimento a demandas dos povos Tupinikim e Guarani por formação dos docentes que atuam nas escolas das aldeias. O reitor Reinaldo Centoducatte deu as boas-vindas aos novos estudantes e ressaltou que a conquista do curso foi possível graças ao trabalho coletivo e à colaboração e empenho das comunidades indígenas envolvidas. “Nosso desejo é oferecer uma formação de qualidade, que permitirá, por meio do exercício da profissão de vocês, ajudar na libertação e na conquista da cidadania, principalmente dos povos indígenas”, enfatizou o reitor.

O cacique da Aldeia de Caieiras Velha, Manoel, falou em nome dos caciques dos povos Tupinikim e Guarani da região e parabenizou os estudantes que iniciam o curso de licenciatura intercultural indígena. “Hoje é o primeiro dia, mas que vocês sejam firmes, tenham força para vencerem e lutem pelo objetivo”, destacou o cacique.

O curso será coordenado pela professora da Ufes Celeste Ciccarone. Segundo ela, a iniciativa demonstra o reconhecimento da Universidade em relação ao direito dos indígenas de acesso ao ensino superior, e permite a formação de quadros docentes qualificados para atuarem nas escolas indígenas. “A licenciatura é fruto de uma luta antiga dos indígenas, e contribui para o fortalecimento do projeto político e social das comunidades”, explicou Celeste.

Nesta terça e quarta-feiras, 14 e 15 de julho, os estudantes participarão de um seminário de integração e, no dia 16, começa a primeira disciplina: “Movimento Indígena, Direitos e Políticas Indigenistas”. Além das aulas na Base Oceanográfica, os estudantes também participarão de seminários, palestras e conferências no campus de Goiabeiras.

Participaram da solenidade de abertura o reitor Reinaldo Centoducatte, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Corassa, o pró-reitor interino de Assuntos Estudantis e Cidadania, Alexsandro Rodrigues, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) Renato Rodrigues Neto, a coordenadora do curso de licenciatura intercultural indígena Celeste Ciccarone, o cacique da aldeia Caieiras Velha, representando os caciques das Tupinikim e Guarani, Manoel, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e autoridades capixabas.

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Ana Oggioni