Teatro Universitário recebe concerto e exposição inspirados em 'A Divina Comédia'

13/09/2023 - 16:30  •  Atualizado 15/09/2023 09:23
Compartilhe

O Teatro Universitário recebe nesta sexta-feira, 15, às 20 horas, o espetáculo Banda Sinfônica Vale Música apresenta A Divina Comédia E. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

O concerto faz parte do Projeto Vale Música no Espírito Santo e é inspirado na obra-prima da literatura mundial  A Divina Comédia, escrita pelo italiano Dante Alighieri no século XIV. A apresentação terá regência do maestro Eduardo Lucas.

Na obra original, Dante é autor, narrador e personagem principal do livro, que é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Guiado pela alma do poeta Virgílio, Dante atravessa o Inferno e o Purgatório até chegar ao Paraíso, onde encontra a alma de sua querida Beatriz, que busca a salvação para o seu amado. Toda a obra é construída por meio de uma estrutura de poemas de viés épico.

O maestro Eduardo Lucas conta que idealizou o concerto a partir da memória afetiva de sua adolescência e do desejo de promover a intersecção entre música, literatura e artes visuais junto aos alunos. “No ensino médio me deparei pela primeira vez com ‘A Divina Comédia’ e com outras obras clássicas da literatura nacional e internacional. A maneira como Dante teceu sua narrativa encantou-me profundamente, por meio do cruzamento de saberes da cosmologia grega com os princípios do cristianismo”, revela.

Poemas sinfônicos

Para retratar musicalmente o clássico de Dante Alighieri, o maestro revisitou a tradição dos poemas sinfônicos, como são chamadas as obras musicais inspiradas em textos literários, vertente muito presente na música de concerto a partir do século XIX.

Juntamente com esta peça central, o repertório incluirá obras de compositores renomados como Jacob de Haan, Leonard Bernstein, Johann Sebastian Bach e o pernambucano José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda. Uma experiência desafiadora para os jovens integrantes da Banda Sinfônica Vale Música, um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, e para a Banda Intermediária, formada por alunos em fase de preparação, que fará uma participação especial no concerto, sob a regência de Ludhymila Bruzzi.

Exposição

A imersão na obra de Dante Alighieri (1265-1321) inspirou também as criações artísticas de 30 educandos, que serão expostas ao público no hall do teatro. Tendo como referência as ilustrações feitas pelo francês Gustave Doré para A Divina Comédia, no século XIX, os jovens produziram pinturas, colagens e desenhos em formatos diversos, utilizando materiais como giz pastel, carvão vegetal, lápis aquarelável, papel craft e chapa acrílica.

Assim como na obra , o concerto terá um narrador que irá guiar o público na jornada de Dante, papel que caberá ao cantor lírico Carlos Kelert.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Vale e do Projeto Vale Música ES.