Teatro Universitário recebe Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira com concerto em homenagem aos Beatles

13/06/2024 - 18:54  •  Atualizado 17/06/2024 08:42
Texto: Com informações da assessoria do evento     Edição: Thereza Marinho
Foto da Orquestra se apresentando em um palco com uma mulher à frente, apresentando uma coreografia

O Teatro Universitário recebe nos dias 18 e 19 de junho a estreia do projeto Ídolos Orquestrados, executado pela Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira (OFMB), que neste primeiro concerto faz uma homenagem aos Beatles, reunindo arranjos sinfônicos para as canções dos ”quatro fabulosos de Liverpool”. O espetáculo será apresentado no dia 18, às 20 horas, e no dia 19, em duas sessões, às 18 e às 20 horas.

Os ingressos para as sessões das 20 horas estão esgotados, mas os ingressos para a sessão do dia 19 de junho, às 18 horas, serão disponibilizados gratuitamente a partir das 10 horas desta sexta-feira, 14, por ordem de retirada, nas bilheterias digitais divulgadas no perfil da OFMB no Instagram e da MedSênior. As poltronas serão numeradas e será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do teatro, nas respectivas datas e horários dos espetáculos.

Com direção musical do maestro Tiago Padim, o espetáculo vai reunir orquestra, vozes, balé e teatro, com mais de 50 artistas no palco interpretando clássicos como Yesterday, Let it Be e All You Need is Love. Neste projeto o maestro conta com um corpo técnico que inclui os artistas Liege Milhioli (produção vocal), Malu Braga (coreografia), Anderson Rosa (texto e direção) e Tauã Delmiro (participação especial).

Após a estreia na capital capixaba, o concerto The Beatles será apresentado no Rio de Janeiro e em São Paulo, sempre com entrada franca.

Renovação

Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop rock.

Imagem
Foto do maestro Tiago Pardim regendo a orquestra

É o caso do concerto The Beatles, que, de acordo com o maestro Tiago Padim, tem o objetivo de apresentar as canções dos Fab Four sob um viés diferente do qual o público está acostumado. “Sempre ouvimos as músicas dos Beatles executadas por bandas com instrumentos tradicionais como guitarra, baixo, bateria etc. Neste concerto iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, trompas. A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai demonstrar um olhar diferenciado sobre uma obra que encantou e ainda encanta gerações”, afirma o maestro.

A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Impossível reunir todas as lindas canções dos Beatles em um único concerto. Então selecionamos 17 músicas consagradas da banda a partir de um trabalho de busca nos aplicativos de streaming, relacionando as mais ouvidas mundialmente e aqui no Brasil”, comenta.

Entre as novidades preparadas para este concerto, o maestro cita a participação do ator e diretor teatral Tauã Delmiro, conhecido por sua atuação em produções como Bob Esponja e Beetlejuice, e por musicais como Barnum – O rei do show e A vida não é um musical. “É um ator carioca que vem somar ao espetáculo, por meio de um monólogo cujo personagem vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. O desfecho é muito bonito e emocionante”, adianta o maestro.

O evento tem patrocínio da MedSênior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.

Fotos: Edu Hargreaves

Categorias relacionadas