Terapia ocupacional ajuda na recuperação de pacientes

21/01/2015 - 16:18  •  Atualizado 23/01/2015 17:18
Compartilhe

Tendo como objetivos a melhoria do estado de saúde, a promoção da qualidade de vida e a prevenção da perda da capacidade funcional do paciente durante o processo de hospitalização, o serviço de Terapia Ocupacional do Hucam atende pacientes de todas as idades e de diversos diagnósticos clínicos.

O intuito é contribuir para melhorar o desempenho das funções motoras e emocionais desses pacientes, além de reabilitá-los, da melhor forma possível, para voltarem a desempenhar suas atividades diárias, como cuidar do próprio corpo, alimentar-se, utilizar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, utensílios e mobiliário.

Para atingir esses propósitos, os profissionais do Hucam utilizam vários recursos terapêuticos, como atividades físicas, técnicas, utilização de objetos e massagens, promovendo, assim, a habilitação e a reabilitação físico-funcional dos pacientes, tornando-os mais independentes e seguros no desempenho de suas atividades funcionais e contribuindo para o bem-estar físico, psicológico e social.

“A terapia ocupacional vem caracterizando suas ações em contextos hospitalares diante da necessidade de intervenções que surgem com a própria internação. O terapeuta ocupacional atende indivíduos que, por razões de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e na vida social”, ressalta a terapeuta ocupacional do Hucam, Eliania Pereira da Silva.

O superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral, destaca a importância desses profissionais na humanização do ambiente hospital e na saúde dos pacientes. “O trabalho dos terapeutas é fundamental na recuperação dos nossos pacientes. Seus serviços são fundamentais diante das enfermidades que exigem uma atenção especial, principalmente daquelas pessoas onde suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais estão abaladas. Os terapeutas promovem  ainda a melhoria da funcionalidade e da qualidade de vida dos nossos pacientes”, enfatiza Sobral.

Equipe

Antes de iniciar o tratamento, os terapeutas avaliam os pacientes e elaboram o diagnóstico para executar o processo terapêutico. Em alguns casos são os próprios médicos que solicitam o trabalho dos terapeutas ocupacionais. O Serviço de Terapia Ocupacional do Hucam é composto pelas terapeutas Eliania Pereira da Silva, Dalén de Freitas Lima Matos, Lívia  Paula de Freitas Carvalho e Glauciany Vieira Espalenza, além da equipe de apoio multiprofissional do Hospital, formada por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Todo esse trabalho é coordenado e supervisionado pelo fisioterapeuta Antônio Marcos Birocale.

Por Jorge Medina