Termina neste domingo, 21, o prazo para participar da consulta pública do PDI da Ufes

19/03/2021 - 18:23  •  Atualizado 22/03/2021 08:17

Termina neste domingo, 21 de março, às 23h59, o prazo para que a comunidade universitária e a população em geral participem da consulta pública para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período 2021-2030.

A consulta foi aberta no dia 3 de março, quando o documento entrou em sua fase final de construção. Após a análise das contribuições pelo Comitê Executivo, o texto será submetido à validação do Comitê Central que, em seguida, encaminhará ao Conselho Universitário (CUn) para debate e aprovação. A consulta pública coletará opiniões por meio de duas plataformas: Enquetes Ufes, para a comunidade universitária, e Participa Mais Brasil, para a participação da sociedade – cidadãos, entidades, organizações públicas e privadas, coletivos etc.

Nas duas plataformas, a comunidade universitária e a sociedade podem opinar, sendo que os métodos de coleta das opiniões são diferentes. No Enquete Ufes, o participante opina sobre um tema, e no Participa Mais Brasil, a participação é sobre cada parágrafo escolhido. Nas duas situações, porém, as sugestões serão coletadas e serão submetidas à análise do Comitê Executivo. Os participantes deverão visualizar a minuta do documento e depois opinar sobre a inserção, modificação ou exclusão de partes do texto. Todas as sugestões deverão ser justificadas pelos participantes e o Comitê Executivo do PDI decidirá sobre a aceitação total ou parcial, ou pela rejeição. Em todos os casos, haverá devolutiva ao emissor da sugestão com argumentações sobre a decisão.

Participação

O processo de elaboração do PDI 2021-2030 foi iniciado no segundo semestre de 2019, sendo que a validade do documento anterior foi estendida em função da pandemia de covid-19. Em duas enquetes realizadas com a comunidade acadêmica, ocorreram cerca de 20 mil manifestações, com abordagens sobre as fragilidades e as potencialidades. Também foram realizadas audiências com as entidades universitárias e com as representações da sociedade capixaba.

A minuta do documento e as formas de acesso à consulta pública estão disponíveis no endereço https://pdi.ufes.br/consulta-publica. Mais informações sobre o PDI podem ser obtidas no site www.pdi.ufes.br.

Texto: Luiz Vital