Time Enactus Ufes Vitória tem duas representantes em competição nacional

06/03/2024 - 17:19  •  Atualizado 11/03/2024 20:30

As estudantes Celiane de Jesus (Direito) e Julia Tolentino (Publicidade e Propaganda) vão representar o Time Enactus Ufes Vitória no Programa Jovens Talentos, promovido pela Companhia de Talentos da rede global de líderes Enactus. As alunas foram selecionadas entre 60 candidatos ligados a times Enactus de todo o Brasil, após cumprirem requisitos como capacidade de raciocínio, pensamento crítico, compreensão, análise e síntese.

O Programa Jovens Talentos, que terá início ainda neste mês de março, busca estimular o processo de crescimento pessoal e profissional de jovens social e ambientalmente responsáveis por meio de uma trilha embasada em autoconhecimento, competências e habilidades do futuro, apontada pelo Fórum Econômico Mundial. O objetivo é identificar pessoas que apresentem compatibilidade com os valores da Enactus (integridade, paixão, inovação e colaboração); tenham vontade genuína de contribuir com a sociedade brasileira; apresentem espírito empreendedor e características como disciplina, esforço por resultados e responsabilidade; e sejam resilientes e ativas na rede.

Conexão

Atuando no time Enactus Ufes Vitória há quase dois anos, onde é vice-líder do grupo Faelo (projeto que busca alavancar artistas informais da Grande Vitória), Celiane de Jesus (foto à esquerda) se diz surpresa e feliz por ter sido selecionada para a terceira edição do Programa Jovens Talentos da Enactus Brasil e animada para participar das próximas etapas.

Para ela, que pretende unir o Direito ao empreendedorismo social, a oportunidade abrirá muitas portas: “A ideia de me conectar com outros jovens líderes e fazer parte de uma comunidade inspiradora é muito legal. Cada experiência será uma chance única de aprender mais sobre mim mesma, minha habilidades e como posso fazer a diferença de forma positiva na minha comunidade. Quero muito interagir e contribuir positivamente para o grupo através do empreendedorismo social real e possível”.

Autoconhecimento

Atuando no Time Enactus Vitória há quase um ano, Julia Tolentino (foto à direita) dirige o projeto Poti, que transforma cascas de camarão descartadas em farinha própria para consumo humano e animal. Ela também se surpreendeu ao receber a notícia da conquista da vaga em “um programa tão limitado e concorrido”. “Sei da grandeza e das oportunidades que o Jovens Talentos pode abrir para mim e para meu time Enactus. Quando abriu o processo seletivo, eu achei o máximo porque são mentorias diretas com pessoas que ocupam excelentes cargos dentro de empresas incríveis, como Unilever, Cargill e Credicitrus, além de diversas atividades que vão nos levar em uma jornada de autoconhecimento”, avalia.

Potencial

Presidente do Time Enactus Ufes Vitória, a estudante do curso de Matemática Lara Rocha diz ser muito gratificante ter pessoas da equipe representando a Universidade: “Acreditamos muito no potencial de cada membro e essa oportunidade é ótima, pois as meninas vão conseguir se desenvolver ainda mais. Tê-las no Jovens Talentos vai ser um ganho pessoal e para o time, até porque elas vão conseguir passar para nós tudo o que elas aprenderem lá”.

As estudantes da Ufes e os outros 58 selecionados terão acesso à plataforma exclusiva da Fundação Wadhwani, que oferece diversos conteúdos voltados à empregabilidade e ao autoconhecimento. Após etapas on-line, que incluem masterclasses, mentorias mensais (individuais e em grupo) e trabalho em grupo, o programa Jovens Talentos selecionará cinco finalistas, que receberão certificados.

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Time Enactus Ufes Vitória