Trabalho da Odontologia é destaque em congresso internacional

04/08/2023 - 13:18  •  Atualizado 07/08/2023 10:06

O trabalho Promoção da saúde na educação odontológica usando crachá digital, da professora do Departamento de Medicina Social da Ufes Raquel Baroni, foi destaque na 101ª Sessão Geral e Exposição da IADR (sigla em inglês para Associação Internacional de Pesquisa Dentária, Oral e Craniofacial), o mais importante congresso mundial na área de pesquisa odontológica. O congresso aconteceu em Bogotá (Colômbia), em junho, e o estudo chegou a ser citado como hot topic research (pesquisa sobre assunto em alta) em rede social do evento (foto).

De acordo com a autora, trata-se de um programa piloto de curso on-line na modalidade Collaborative Online International Learning (Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line), elaborado por meio de uma parceria da Ufes com a Universidade do Colorado, nos Estados unidos, para promover o ensino da saúde global e da saúde única nos cursos de Odontologia dessas duas instituições. A saúde única aborda a interação entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente.

“O objetivo do trabalho foi apresentar uma estratégia inovadora de ensino da saúde única para estudantes de cursos de Odontologia utilizando os crachás digitais”, explica a professora Baroni. Segundo ela, a proposta é inovadora em três aspectos: “pela modalidade oferecida, fazendo com que alunos de duas ou mais instituições possam interagir ao longo do curso; pela temática inédita sobre saúde única, e pela forma de certificação por meio dos crachás digitais”.

Os crachás digitais, também conhecidos como medalhas digitais, são uma espécie de repositório digital no qual constam informações sobre a formação de cada pessoa.

Conteúdo

O curso será dividido em cinco módulos, sendo três assíncronos (quando não requer que professor e aluno estejam conectados ao mesmo tempo) e dois síncronos, totalizando 25 horas. Os três módulos assíncronos, de conceituação teórica, vão abordar os temas saúde única e saúde oral da população na agenda global; determinantes sociais de saúde e saúde ambiental; educação interprofissional e competência cultural. Os dois módulos síncronos irão reforçar os conceitos anteriores e oportunizar o aprendizado aplicado à saúde única, que inclui o melhor direcionamento para o enfrentamento de doenças bucais em um cenário de aumento da população global.

“As estratégias inovadoras, como os crachás digitais, devem ser implementadas com o objetivo de estimular a aprendizagem da nova geração de estudantes para, assim, atuarem como facilitadores da integração dos conceitos de saúde única na educação odontológica e na área da saúde”, afirma Baroni.

Texto: Sueli de Freitas