Trabalho facilita o ensino de citologia para deficientes visuais

02/01/2015 - 13:42  •  Atualizado 08/01/2015 16:04

A aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, Andressa Antônio de Oliveira, defendeu em dezembro a monografia “A célula ao alcance das mãos: Construindo Modelos Didáticos para o Ensino de Citologia com Deficientes Visuais”, orientada pela professora Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas Karina Carvalho Mancini.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de dois anos e resultou na produção de 22 modelos de células, organelas e estruturas celulares em biscuit e uma apostila em Braille sobre Citologia (área da Biologia que estuda as células). Todos os modelos foram confeccionados no projeto de extensão “Formando Pesquisadores: A Biologia Celular na prática”, financiado pela Proex/Ufes, sob coordenação da professora Karina, do qual Andressa fez parte como voluntária.

Os alunos envolvidos no projeto tiveram o cuidado de elaborar cada modelo com estruturas em relevo e formas diversas - para a utilização por deficientes visuais, e com cores variadas - para normovisuais. A aplicação dos modelos foi realizada com alunos com deficiência visual matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual de Ensino Médio “Wallace Castello Dutra” no município de São Mateus.

Os resultados mostraram que a utilização dos modelos foi de extrema relevância para o entendimento deste conteúdo tão abstrato e que através de materiais simples e de baixo custo é possível desenvolver recursos didáticos para uma educação especial de alunos com deficiência visual. Além disso, a aluna confeccionou uma apostila em Braille que está disponível na escola “Wallace Castello Dutra” e no Ceunes para consulta e utilização. Os modelos se encontram no Ceunes e estão à disposição para utilização em escolas para alunos deficientes e normovisuais.