O dia 5 de novembro ficou marcado na recente história do país pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco no município de Mariana, em Minas Gerais. O desastre gerou graves reflexos em todo o Rio Doce e a lama chegou até a sua foz, em Regência, distrito de Linhares, no litoral norte do Espírito Santo.
A Ufes e seus pesquisadores acompanharam os desdobramentos da tragédia, grupos de pesquisas foram formados e o site www.redeufes-riodoce.ufes.br foi lançado com o objetivo de reunir os resultados e apresentá-los à sociedade.
A TV Ufes também realizou coberturas sobre o assunto e, ao todo, foram produzidas cinco reportagens que tratam da tragédia ambiental, da ação do Ministério Público diante dos fatos, da mobilização dos pesquisadores da Universidade e da apresentação de resultados.
Confira o histórico de reportagens:
13/nov - Universidade e sociedade se mobilizam pela tragédia ambiental em Mariana
16/nov - Ministério Público e Samarco assinam termo de compromisso
24/nov - Rio Doce: Pesquisadores discutem impactos e monitoramento de danos
5/fev - Professores da Ufes divulgam pesquisas sobre impactos da lama no estado
6/mai - Resumo Coletiva: Ufes divulga balanço de pesquisas após tragédia no Rio Doce
Documentário
A TV Ufes também apoiou a realização do documentário "Últimos dias em Regência", uma produção da professora do Departamento de Comunicação da Ufes, Daniela Zanetti, e do mestrando João Paulo Lyrio Izoton, com imagens e edição da cinegrafista da TV Ufes, Ana Oggioni.
Logo após a tragédia, os grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT) foram até a vila de Regência, no município de Linhares, registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos na região.
Texto: Camila Fregona
Foto: Leonardo Merçon - Últimos Refúgios
Edição: Thereza Marinho