Ufes comunica com pesar o falecimento do reitor emérito Romulo Augusto Penina

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do reitor emérito da Universidade, Romulo Augusto Penina, ocorrido nesta terça-feira, 20. O velório será realizado a partir das 22 horas desta terça e até às 10 horas desta quarta, 21, no Cemitério Jardim da Paz, na Serra, onde ocorrerá a cerimônia de cremação.

Cirurgião-dentista formado pela Ufes, Romulo Penina foi professor da instituição por mais de três décadas e exerceu o cargo de reitor por dois mandatos: de 1980 a 1984 e de 1988 a 1992.

No primeiro mandato, Penina dedicou atenção especial à função social da Universidade, especialmente à assistência hospitalar e ao atendimento para a população carente por meio da clínica integrada odontológica. Em sua gestão também foi implantada a Pré-Escola Criarte, para atendimento aos filhos dos professores, funcionários e estudantes. Coube a ele ainda a construção da Central de Processamentos de Dados da Ufes e a conclusão de duas grandes obras: o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central. O atual campus de Alegre, então Centro Agropecuário de Alegre, foi beneficiado com a reforma do prédio onde funciona a administração do Centro e a substituição de todo o sistema elétrico, entre outras melhorias. 

Ainda no período de 1980 a 1984 o reitor emérito consolidou a estrutura física do campus de Goiabeiras com a realização de obras de iluminação, construção das passarelas que interligam os prédios e estacionamentos e paisagismo. 

Em seu segundo mandato, de 1988 a 1992, as ações mais significativas se concentraram na política de pessoal e na capacitação nos servidores da área técnica, além do atendimento a demandas emergenciais da época, como a oferta de cursos noturnos; aprimoramento do sistema de vestibular; qualificação de docentes; expansão da pós-graduação e incremento da extensão; e implantação do programa de interiorização com a implantação de cursos de Educação Física em Nova Venécia, e de Matemática, Pedagogia, Letras e Biologia em São Mateus. A Ufes também avançou em questões socioculturais com a reforma das instalações físicas e dos equipamentos do Cineclube Universitário, além da realização de eventos como o lançamento de LPs de músicas capixabas. Neste período, investiu ainda em obras como a recuperação da piscina olímpica, a construção do prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do auditório do Centro Pedagógico (atual Centro de Educação), e a construção do auditório e laboratórios no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e do ambulatório de odontologia, entre outras.  

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos amigos e familiares do professor Romulo Augusto Penina e registra sua profunda gratidão por sua contribuição para o desenvolvimento de nossa Universidade.   

Com informações do livro Ufes - 40 anos de história

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.