Ufes é reconhecida pela ONU como instituição de impacto acadêmico

21/10/2019 - 16:02  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Ufes ingressou na iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (UN Academic Impact, UNAI em inglês). Trata-se de uma associação que envolve mais de 1.300 instituições acadêmicas e de pesquisa de mais de 130 países em uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções que participam de uma cultura de responsabilidade social intelectual. Veja o certificado anexado abaixo.

A iniciativa se pauta em compromissos relativos à Agenda 2030 de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As instituições acadêmicas que participam do UNAI se comprometem com valores como a erradicação da pobreza, a educação para todas e todos e a cidadania global (veja abaixo a lista completa).

Para o chefe da Divisão de Acordos da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, professor Yuri Leite, a iniciativa se alinha à missão da Universidade. "Não há dúvida de que a Ufes contribui para os ODS. Temos ações relativas a todos os itens desse compromisso, nas áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, além de ações que fazem do campus uma área sustentável, como o uso de placas solares para produzir energia solar", destaca.

Ele acredita que, ao participar da iniciativa de impacto acadêmico, as ações de direitos humanos da Ufes terão mais reconhecimento internacional. "Além disso, esperamos um maior conhecimento dessas ações dentro da própria Universidade e mais articulação entre os vários grupos que atuam em prol dos princípios do UNAI. Queremos fazer um levantamento das ações em cada área para posterior integração", completa.

Relevância

A presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos (CPDH) da Ufes, professora Brunela Vincenzi, lembra que as ações realizadas pela Ufes foram entendidas pelas Nações Unidas como tendo relevante impacto para as comunidades interna e externa. “Isso nos impulsiona a continuar contribuindo para o desenvolvimento desses temas nas nossas pesquisas acadêmicas, nos nossos projetos de extensão e nas nossas atividades de ensino”, analisa.

A professora destaca que o ingresso da Ufes na iniciativa UNAI impacta positivamente a CPDH, mas que ainda há muito o que fazer para que a Universidade se mantenha no posto: “Isso demonstra que estamos trilhando o caminho certo, mas que ainda temos muito a construir de modo a cumprir com os princípios e as metas das Nações Unidas”.

As instituições que participam do UNAI são consideradas incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os desafios globais. Ao participar da iniciativa, a Ufes se compromete a realizar ao menos um evento, atividade ou publicação sobre algum dos princípios da iniciativa a cada ano.

Conheça os compromissos assumidos pelas instituições acadêmicas que participam do UNAI:

1. Erradicação da pobreza (por meio da educação);
2. Construção de capacidades (nos sistemas de educação superior);
3. Educação para todas e todos (independentemente de gênero, raça, religião ou etnia);
4. Cidadania global (por meio da educação);
5. Acesso à educação superior (oferecendo oportunidades e conhecimentos necessários para cada pessoa alcançar a educação superior);
6. Compromisso com os Direitos Humanos (incluindo a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão);
7. Diálogo intercultural (buscando o desaparecimento da intolerância por meio da educação);
8. Promoção da paz e resolução de conflitos pela educação;
9. Promoção da sustentabilidade pela educação; e
10. Compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

Texto: Lidia Neves e Adriana Damasceno, com informações da ONU Brasil