Ufes e UFPR realizam seminário sobre o uso das plataformas de vídeo na política

21/08/2023 - 11:19  •  Atualizado 22/08/2023 15:38

Os grupos de pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) da Ufes realizam esta semana o seminário Deixe seu Like: Comunicação e Política nas Plataformas de Vídeo. O evento será remoto e terá início nesta segunda-feira, 21, às 19 horas, no canal do CAT no YouTube.

A mesa de abertura abordará o tema Ação política nas plataformas de vídeos: de anônimos a influenciadores e terá a participação da professora do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Daniela Zanetti; do professora  (Ufes); a professora da Universidade Paulista (Unip), Issaaf Karhawi e o professor da UFPR, Nilton Kleina.

Nesta terça, 22, o tema Follow the money: a atuação do Sleeping Giants contra a desinformação será abordado pelo empresário Leonardo Leal, co-fundador do Sleeping Giants Brasil, movimento que já conscientizou mais de mil empresas sobre o patrocínio de fake news e discurso de ódio, resultando em mais de R$139 milhões desmonetizados. A mesa será transmitida neste link, a partir das 19 horas.

Já na quarta-feira, dia 23, acontecerá a mesa sobre Análise de redes complexas aplicada ao YouTube: teoria e prática, com o pesquisador João Guilherme Bastos dos Santos, que discutirá os ganhos da aplicação de análises de redes complexas ao YouTube, com exemplos práticos. Santos é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretor de análises/co-fundador do projeto Democracia em Xeque (DX). A mesa será transmitida por meio deste link.

Nos dias 24 e 25, haverá apresentação de grupos de trabalho que abordarão temas como A política como entretenimento, Estratégias da comunicação ideológica e A formação política pela influência digital, entre outros. A programação completa está disponível no perfil do CAT/Ufes e do COMPADD/UFPR no Instagram.

O seminário Deixe seu Like: Comunicação e Política nas Plataformas de Vídeo tem como objetivo reunir pesquisadores e pesquisadoras para apresentar e debater questões referentes ao uso político de aplicativos de vídeo. O evento apresentará trabalhos que envolvam estudos e reflexões a respeito do uso das redes sociais e das plataformas de streaming de política (Bolsoflix, Panflix, Brasil Paralelo, repositórios ou do YouTube).

Texto: Thereza Marinho