Ufes estuda viabilidade de mestrado profissional em Educação voltado para professores de escolas do campo

09/12/2025 - 19:22  •  Atualizado 11/12/2025 10:32
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos participantes da reunião

Representantes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) apresentaram à Ufes uma proposta de parceria para a oferta de uma turma do curso de mestrado profissional em Educação, voltada especificamente para professores que trabalham nas escolas do campo. O projeto está em tramitação pelos conselhos deliberativos da Universidade e, se aprovado, o curso poderá ser ofertado no próximo ano letivo. A expectativa é que o aporte de recursos para custeio do curso venha de emendas parlamentares.

Segundo o coordenador do Centro de Formação e Reflexão (CFR) do Mepes, Felipe Pomuchenq, a proposta surgiu a partir de uma demanda interna para potencializar a formação dos profissionais da rede e fortalecer a educação do campo e a pedagogia da alternância: “A oferta do curso de mestrado em Educação possibilitará a atualização e o desenvolvimento acadêmico, além de promover pesquisas e projetos sobre a educação do campo e pedagogia da alternância, contribuindo no aprimoramento de suas práticas e na melhoria da qualidade da educação”, explicou.

O reitor Eustáquio de Castro afirmou que será uma satisfação para a Ufes poder atender a esta demanda, que reafirma o compromisso da Universidade com a democratização do acesso ao conhecimento, a valorização das identidades rurais e o fortalecimento das ações voltadas às populações do campo. "Queremos contribuir ainda mais para a formação de pesquisadores e profissionais capazes de compreender, investigar e transformar os contextos rurais, promovendo práticas educativas que respeitem a diversidade cultural, produtiva e territorial dessas populações", disse.

A reunião para a apresentação do projeto de parceria foi realizada na segunda-feira, dia 8, na sala de reuniões da Reitoria. Além do reitor e de Pomuchenq, estiveram presentes as professoras do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Cleyde Amorim e Renata Duarte; o presidente e coordenador do Mepes, Darci Schaefer; a diretora de Relações Interinstitucionais da Ufes, Ana Beatriz Fonseca; e os assessores do senador Fabiano Contarato, Roberto Carlos, e do deputado federal Helder Salomão, Renato Laures.

O Mepes é uma organização social sem fins lucrativos que atua principalmente na área da educação do campo e desenvolvimento rural sustentável, com o objetivo principal de promover o homem por meio da melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Na foto: Felipe Pomuchenq, Roberto Carlos, Cleyde Amorim, Eustáquio de Castro, Renato Laures, Renata Duarte, Darci Schaefer e Ana Beatriz Fonseca.

Categorias relacionadas