Ufes fica em 30º lugar entre universidades brasileiras no ranking CWUR

17/05/2023 - 11:24  •  Atualizado 18/05/2023 11:26

A Ufes se manteve em 30º lugar entre as universidades brasileiras no ranking da edição 2023-2024 do Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, divulgado nesta terça-feira, 16. O resultado, que corresponde à 1.210ª posição em nível mundial, mantém os índices alcançados nos últimos anos e é de grande relevância, segundo a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), uma vez que a Universidade se encontra entre as 5,9% melhores do mundo.

Das 20.531 instituições avaliadas, duas mil foram listadas como melhores universidades em âmbito global. Destas, 54 são do Brasil, sendo 50 instituições públicas (44 federais e seis estaduais) e quatro privadas.

Confira o ranking completo

“Apesar de todas as dificuldades dos últimos anos, com cortes financeiros determinados pelo governo federal e a pandemia, conseguimos manter uma posição de relevância no cenário internacional”, afirmou o secretário da SRI, Yuri Leite, ressaltando os esforços da Administração Central da Ufes para manter os financiamentos em ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e assistência estudantil. Leite destaca também o esforço pessoal de professores, técnicos administrativos e estudantes: “Todos os segmentos se esforçaram para manter as atividades funcionando, apesar das dificuldades financeiras, sanitárias e políticas, dentre outras”.

O primeiro lugar global do ranking ficou com a Universidade de Harvard e, entre as brasileiras, com a Universidade de São Paulo (USP), que alcançou a 109ª posição global.

Critérios

O ranking é conhecido por sua abrangência, devido ao amplo número de instituições participantes, e pelo fato de não utilizar pesquisas de opinião entre os critérios de avaliação. “As pesquisas de opinião são consideradas muito subjetivas e têm um peso muito grande em outras avaliações, como o ranking THE Global e o QS”, explica Leite.

Na área de educação, que considera o percentual de graduandos que tiveram distinção acadêmica, a Ufes ficou em 490º lugar. Na área de pesquisa, que avalia número de artigos publicados, publicações de alto impacto, influência e citações, obteve a 1.159ª posição. Também são considerados como critérios a empregabilidade dos graduados, mapeando os que ocupam altas posições executivas, e o percentual dos docentes com distinções acadêmicas. No entanto, os dados detalhados não foram fornecidos.

A Ufes obteve ainda 69,3% da pontuação máxima total e é a única instituição de ensino superior do estado do Espírito Santo neste ranking.

Veja a posição da Ufes em outros rankings internacionais no site da SRI

Texto: Lidia Neves