Ufes inaugura prédio Luisa da Silva Lopes nesta quarta-feira, 14

12/12/2022 - 19:17  •  Atualizado 13/12/2022 19:29

O Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Ufes inaugura, nesta quarta-feira, 14, às 16 horas, o prédio Luisa da Silva Lopes, dedicado ao Módulo III da Pós-Graduação, no campus de Goiabeiras. Na ocasião, estarão presentes o reitor da Universidade, Paulo Vargas; o vice-reitor, Roney Pignaton; a diretora do Centro, Edinete Rosa; a vice-diretora, Grace da Paixão; e familiares da estudante Luisa Lopes. Marcada para a sala de reuniões do prédio, a homenagem celebra a vida da ex-aluna do curso de Oceanografia, morta no dia 15 de abril deste ano em decorrência de um atropelamento na avenida Dante Micheline.

O novo prédio tem três andares, 48 salas e conta com elevador e banheiros acessíveis. Enquanto as salas de aula serão utilizadas pelos programas de pós-graduação, as salas de reunião e a área da biblioteca estão destinadas a toda a comunidade do CCHN. "A inauguração do prédio afetará diretamente a qualidade das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação do Centro", afirma a diretora Edinete Rosa.

Tributo

O nome do prédio foi uma escolha da própria comunidade universitária, por meio de edital cultural publicado em junho. Como os dois primeiros prédios da pós-graduação do Centro tiveram seus nomes escolhidos em tributo a uma professora (Barbara Weinberg) e a um técnico-administrativo (Wallace Corradi Vianna), o Conselho Departamental recebeu sugestões de nomes de ex-alunos que tiveram representatividade e relevância na comunidade do CCHN. Após uma pré-seleção, o Conselho chegou a uma lista final com cinco nomes. Em seguida, por meio de questionário on-line, o nome de Luisa recebeu 478 votos de um total de 756, totalizando 63,23% da preferência dos eleitores - docentes, técnicos e estudantes.

Para a diretora do Centro, o nome de Luisa foi escolhido pela comunidade universitária devido à atuação da ex-aluna em movimentos estudantis e sociais. "Ela teve uma atuação importante em ações de inclusão, mesmo com sua vida interrompida de maneira trágica e precoce", destaca.

Texto: Leandro Reis
Fotos: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação) e Instagram