Ufes lança novo portal de acesso com login via CPF e integração ao serviço Acesso GovBR

07/06/2023 - 12:11  •  Atualizado 14/06/2023 18:05

A partir da próxima segunda-feira, 12, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Ufes) fará a transição dos atuais sistemas da Ufes para o novo Sistema de Autenticação Única (conhecido como SSO, sigla em inglês para Single Sign-On), o que vai permitir que os usuários os acessem por meio de um login unificado e simplificado. A partir dessa atualização, estudantes, docentes e técnicos administrativos poderão acessar os sistemas Protocolo Web (Lepisma), Google Workspace for Education, Portal Administrativo, Sistema de Frequência e demais serviços utilizando o novo Portal de Acesso.

O SSO permite que os usuários realizem o login uma única vez no Portal de Acesso e, por meio dele, tenham acesso a todos os sistemas interligados, sem a necessidade de fazer login separadamente quando for acessar cada um deles. Essa medida visa otimizar a experiência de uso, poupando tempo e esforço dos usuários.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Ufes, Renan Teixeira, afirma que, gradativamente, os demais sistemas da Ufes também serão integrados ao novo Portal de Acesso, proporcionando uma autenticação centralizada e mais segura em todas as plataformas e serviços da Universidade. “Com isso, os usuários terão mais praticidade ao utilizar os sistemas e poderão concentrar suas atividades acadêmicas em um único local”, explica.

Acesso pelo CPF

Teixeira ressalta que esta atualização do sistema da Ufes tem como objetivo principal atender a Lei nº 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Conforme a nova legislação, os órgãos e entidades têm um prazo de 12 meses para se adequarem aos sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos, adotando o número de inscrição no CPF como número de identificação.

“Além disso, a integração com o serviço Acesso GovBR fortalece a segurança do portal, uma vez que ele utiliza a plataforma de autenticação digital do governo federal. Isso garante a proteção dos dados pessoais dos usuários e a conformidade com as regulamentações de segurança e privacidade”, destaca.

Segundo Teixeira, a STI está empenhada em promover a modernização de seus sistemas e processos, visando oferecer uma experiência digital mais eficiente e acessível para a comunidade acadêmica da Ufes, e em apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão: “A transição para o novo SSO é um passo importante nessa direção, garantindo maior simplicidade no acesso aos recursos e serviços oferecidos pela Universidade”.

Texto: Thereza Marinho, com informações da STI