
A Ufes disponibilizou para a comunidade universitária a primeira versão do Programa de Integridade da Universidade e a segunda versão do Plano de Integridade (lançado inicialmente em 2020), ambos com vigência para o biênio de dezembro de 2024 a dezembro de 2026. A íntegra dos documentos está disponível no Repositório Institucional da Ufes.
O Plano e o Programa de Integridade trazem um conjunto de diretrizes e ações estratégicas voltadas para a promoção da lisura, da responsabilidade institucional e da construção de um ambiente universitário e profissional mais seguro, inclusivo e respeitoso para todas as pessoas. Além disso, têm o objetivo de aprimorar, de maneira efetiva e eficiente, os processos de trabalho de setores dedicados à prevenção, detecção, punição e reversão de atos de fraude e de corrupção.
Os documentos foram produzidos pela Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DGCI), que, na Ufes, atua como unidade setorial do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) do Governo Federal. A redação se baseou na concepção de governança pública, na análise do Plano de Integridade anterior, no levantamento das unidades e dos instrumentos de integridade vigentes na Universidade e na identificação das possíveis medidas corretivas necessárias.
“A implementação de Programas de Integridade é uma ferramenta amplamente reconhecida para o fortalecimento da ética, mitigação de riscos e ampliação da transparência na Administração Pública. O Plano de nossa Universidade busca garantir que as pessoas servidoras, estudantes e toda a comunidade universitária tenham condições de desenvolver suas atividades com equidade, respeito e segurança, assegurando um espaço livre de assédios, discriminação e quaisquer outras formas de violação de direitos”, afirma a diretora de Governança, Controles Internos e Integridade, Fabíola Bastos.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da Ufes com a ética, a governança e a transparência”, complementa.