O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior aponta que a Ufes obteve conceito 4 – em escala de zero a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019. O levantamento é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e foi divulgado nesta sexta-feira, 23. A avaliação envolveu 2.070 instituições de ensino superior do país, entre públicas e privadas. No período entre 2017 e 2019, foi avaliado um total de 24.145 cursos.
Na Ufes, foram avaliados 29 cursos em 2019, entre bacharelados e licenciaturas, sendo que 23 obtiveram conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), e seis alcançaram nota 3. O resultado do CPC foi anunciado no final do ano passado pelo Inep, separadamente do IGC. Classificada com boa pontuação geral, a Ufes demonstra elevado desempenho institucional, com qualidade acadêmica em permanente evolução desde a aferição de 2012, quando se iniciou a avaliação nacional de desempenho, conforme a análise da secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.
O levantamento do Inep demonstra sistemática evolução dos conceitos de avaliação dos cursos da Ufes: em 2012, 4 (3,0892); em 2013, 4 (3,1326); em 2014, 4 (3,1497); em 2015, 4 (3,3175); em 2016, 4 (3,3377); em 2017, 4 (3,4788); 2018, 4 (3,5127); e, em 2019, 4 (3,5765). “Os resultados são muito bons, e o que se destaca é a evolução contínua que aproxima a instituição do conceito máximo”, ressalta Leila Massaroni.
A secretária observa que 79,3% dos cursos da Ufes avaliados alcançaram nota 4 no CPC, o que é significativo. “É um percentual muito animador, que projeta perspectivas de mais crescimento nos processos avaliativos, considerando que o CPC é um componente fundamental para o conceito final”, acentua. Ela pontua que a avaliação da Ufes é mais complexa, porque são dezenas de cursos de áreas diversas, e que os avanços na qualidade acadêmica são reais. “Está demonstrado que a trajetória é ascendente e de permanente evolução”, assinala.
Calculado anualmente, o IGC é uma média ponderada que considera as notas contínuas dos cursos de graduação e as notas dos programas de mestrado e doutorado emitidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também considera a distribuição de estudantes nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado ou doutorado. As notas dos cursos consideram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Confira os cursos avaliados e suas notas:
Agronomia Alegre – 4
Agronomia São Mateus – 4
Arquitetura e Urbanismo – 3
Educação Física – 3
Enfermagem São Mateus – 4
Enfermagem e Obstetrícia Vitória – 4
Engenharia Ambiental – 4
Engenharia Civil – 4
Engenharia de Alimentos – 4
Engenharia de Computação Vitória – 4
Engenharia de Computação São Mateus – 4
Engenharia de Produção Vitória – 4
Engenharia de Produção São Mateus – 3
Engenharia Elétrica – 4
Engenharia Florestal - 4
Engenharia Mecânica – 4
Engenharia Química Alegre – 3
Engenharia Química São Mateus – 3
Farmácia Alegre – 4
Farmácia Vitória – 4
Farmácia São Mateus – 3
Fisioterapia – 4
Fonoaudiologia – 4
Medicina – 4
Medicina Veterinária – 4
Nutrição Vitória – 4
Nutrição Alegre – 4
Odontologia – 4
Zootecnia – 4
Conheça os Indicadores de Qualidade da Educação Superior:
– Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no exame.
– O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.
– O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
– O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.
Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho