Ufes oferece internet gratuita sem fio em todos os campi

09/03/2015 - 18:13  •  Atualizado 06/04/2015 10:26

Já estão em funcionamento nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus os equipamentos que permitem o acesso gratuito e seguro à rede de internet sem fio. Nesta primeira etapa é possível acessar a rede Eduroam (Education Roaming) nas bibliotecas Central do campus de Goiabeiras e dos centros de Artes (CAr), Tecnológico (CT), de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências Agrárias (CCA) e Universitário Norte de São Mateus (Ceunes). O acesso também será possível nas áreas das cantinas dos quatro campi, em um raio de até 20 metros. Em uma segunda fase, será possível o acesso a rede sem fio nas salas de aula, auditórios e laboratórios.

Os estudantes, professores e servidores poderão conectar-se à rede usando a senha atualmente utilizada para acesso aos portais da Ufes. Cartazes explicativos serão afixados nos locais para orientar os usuários quanto à forma de acesso.

A Eduroam (Education Roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Já integram a rede Eduroam universidades de cerca de 60 países. A Ufes foi a terceira das 12 universidades brasileiras que aderiram ao serviço. O diretor-geral do NIT, Hans Schneebeli, ressalta as vantagens do novo sistema: “Além da segurança, a rede Eduroam permite que qualquer aluno ou servidor da Ufes tenham acesso à web gratuita com seu login e senha, em qualquer instituição de ensino do mundo, desde que esta faça parte da rede Eduroam”.

Ampliação

O reitor Reinaldo Centoducatte afirma que o serviço será ampliado em breve: “Esta é a primeira etapa. Nossa meta é ampliar a rede para todos os prédios de todos os campi da Universidade”.

Atualmente estudantes e professores tem acessado a rede sem fio por meio de pontos de acesso instalados de forma limitada pelos departamentos. No entanto, esses equipamentos serão desativados à medida em que o acesso via Eduroam for ampliado para evitar interferências que prejudicariam o desempenho da conexão.

“Este projeto também amplia a velocidade da internet, de 400 Megabits para 10.000 Megabits (10 Gigabits) por segundo. Também está sendo implementado um sistema de segurança para adequar a Ufes ao Marco Civil da Internet”, afirma o diretor administrativo do NTI, Renan Teixeira. Por isso, ele faz um alerta: “É importante que o usuário saiba que, se disponibilizar seu login e senha para terceiros, esta pessoa poderá ter acesso a todos os seus dados como aluno ou servidor. Além disso, o usuário será responsabilizado em caso de uso indevido da internet”.

Veja no arquivo em anexo os pontos de internet gratuita nos quatro campi da Ufes.

Por Thereza Marinho