Ufes participa de seminário de cooperação internacional na Suécia

13/02/2017 - 20:52  •  Atualizado 14/02/2017 16:40

A Ufes está participando nesta semana do sexto seminário do Fórum de Cooperação Acadêmica da Suécia, em Estocolmo, que tem como objetivo debater futuras parcerias em projetos de pesquisas entre universidades do Brasil, China, Singapura, Indonésia, Coreia do Sul e o país anfitrião do evento. A Universidade está representada pela vice-reitora Ethel Maciel.

O evento teve início na noite desta segunda-feira, 13, com uma solenidade na Prefeitura de Estocolmo (foto), e prossegue nos próximos três dias com atividades de palestras, grupos de trabalho e visitas a seis das principais universidades suecas: Chalmers, Estocolmo, KTH Instituto Real de Tecnologia, Linköping, Lund e Uppsala.

Pelo Brasil, a Ufes foi convidada para participar do evento ao lado das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Bahia (UFBA), além da Universidade de São Paulo (USP). Outras instituições brasileiras presentes são o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento tem como questões chave o 1) Como apoiar o estabelecimento de uma efetiva plataforma de cooperação bilateral? e 2) Como manter projetos de cooperação em um cenário de escassez de financiamentos?. A partir daí, poderão surgir possibilidades de desenvolvimento e fortalecimento de cooperações já existentes, o estabelecimento de novas parcerias e iniciativas entre as universidades envolvidas, a criação de oportunidades para que questões críticas em âmbito global sejam exploradas em conjunto e a parceria entre universidades e empresas em busca de inovações.

A primeira edição do seminário ocorreu na Coreia do Sul, em abril de 2015; a segunda, em Singapura, e a terceira na China, ambas em novembro do mesmo ano; o quarto encontro foi em março de 2016, na Indonésia; e o quinto, no Brasil, em maio último.

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes Patrícia Cardoso, o fato de a Universidade participar como convidada desse seminário é um reconhecimento dos avanços na área de cooperação internacional desenvolvidos no estado: "esperamos que surjam grandes projetos de parcerias com universidades dos seis países envolvidos, ampliando nosso leque de oportunidades para professores, pesquisadores e estudantes da Ufes".

A Universidade conta atualmente com 84 projetos de cooperação em vigor, com universidades de 25 países.