Ufes realiza 1º Seminário de Paleopatologia do Estado

11/08/2015 - 18:14  •  Atualizado 13/08/2015 17:52
Compartilhe
O Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes realiza entre os dias 19 e 21 de agosto,  o 1º Seminário de Paleopatologia. A Paleopatologia é uma ciência que, associada à Arqueologia, estuda a ocorrência de enfermidades nos ossos de esqueletos de humanos e de animais com o objetivo de conhecer o modo como eles se interagiram e se adaptaram ao meio ambiente. 
 
O evento é o primeiro do gênero realizado na Ufes e no Estado e vai possibilitar um conhecimento sobre a evolução e o progresso de doenças ao longo dos anos. Além disso, vai permitir estabelecer uma relação sobre o estado sanitário das populações ancestrais a partir do diagnóstico das doenças que as afetaram.
 
O seminário contará com a presença da professora da universidade inglesa de Durham, Charlotte Roberts.
 
“A Paleopatologia é razoavelmente uma ciência nova, que integra áreas do conhecimento e nos revela as circunstâncias em que um indivíduo viveu, e possivelmente morreu, em um passado recente ou distante. As técnicas de estudo de tais circunstâncias serão alvo de discussão durante o seminário, que terá como a principal característica a interdisciplinaridade das ciências”, ressalta a professora e coordenadora do evento, Patrícia Deps.
 
O 1º Seminário de Paleopatologia será realizado das 9 às 17 horas, no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos, no campus de Maruípe. Inscrições podem ser feitas no Departamento de Medicina Social da Ufes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3335-7225 ou pelo e-mail patrícia.deps@ufes.br
 
Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho