Ufes realiza nesta quarta, 2, webinar sobre o tema A avaliação institucional e o Enade

30/11/2020 - 17:43  •  Atualizado 02/12/2020 19:22

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes realiza nesta quarta-feira, 2, às 17 horas, um webinar com o tema A avaliação institucional e o Enade: compartilhando experiências. O evento é parte integrante do 5º Seminário Avalia Ufes 2020, que será realizado em formato totalmente virtual e transmitido pelo canal da Ufes no YouTube. O foco do webinar, neste ano, é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é um dos componentes de avaliação das instituições de ensino superior.

Participam da abertura do webinar o reitor Paulo Vargas, a secretária de Avaliação Institucional, Leila Massaroni, e os professores Daniela Oliveira (Nutrição-Alegre), Edilson Schmidt (Agronomia-São Mateus), Ingrid Kandler (Medicina-Vitória) e Temístocles Luz (Engenharia Mecânica-Vitória). Os quatro professores são coordenadores de cursos de graduação que obtiveram nota máxima no conceito Enade 2019. De acordo com Leila Massaroni, a avaliação institucional possibilita que os gestores se apropriem dos resultados para, assim, criar estratégias inovadoras objetivando o aperfeiçoamento e a revisão das práticas educacionais.

Neste ano, além do webinar, o Avalia Ufes apresenta o curta-metragem Linha do tempo da avaliação institucional, que é um vídeo baseado no documento Relato Institucional e que trata das principais ações de avaliação ocorridas na Ufes em sua trajetória, especialmente no período posterior a 2010, quando foi realizado o primeiro processo de recredenciamento institucional. O documento, transformado para o formato vídeo, também está disponível no canal oficial da Ufes no Youtube (clique aqui para assistir).

Curso

Também está sendo oferecido um curso sobre avaliação institucional voltado para servidores, professores, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), coordenadores, secretários e gestores da Universidade.

O curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seavin e aborda questões como recredenciamento institucional, Enade, visitas in loco, legislação pertinente ao tema e informações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Aos participantes do curso é disponibilizado um certificado de conclusão de 40 horas.

Todos os coordenadores de cursos de graduação e membros de NDEs e suas equipes de apoio participam dos processos de avaliação e de autoavaliação institucional, além dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) da Ufes e de cada um dos 11 centros de ensino (CPACs). A avaliação institucional é um processo diagnóstico, com caráter formativo e de compromisso coletivo, com o objetivo de indicar para a comunidade universitária as potencialidades e fragilidades da Ufes. A proposta é desenvolver a permanente qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, considerando os princípios do Sinaes.

Texto: Luiz Vital