O Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE-Ufes) recebe a visita de dois professores da Universidade de Ciências Aplicadas de Humak, da Finlândia, a partir desta quarta-feira, 22. Especialistas em gestão cultural e políticas sociais, Kari Keuru e Kristiina Vesama vão ministrar, respectivamente, uma oficina, na quarta, e uma palestra, na sexta-feira, no auditório do PPGE.
À frente da oficina Como fazer filme de um minuto, que acontecerá das 9 às 12 horas, Keuru ensinará os participantes a utilizarem ferramentas digitais visando o trabalho social, de forma a promover a igualdade e a cidadania ativa em contextos periféricos. A oficina é indicada a estudantes do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Política Social.
“A ideia é pensar a produção de vídeos com as juventudes, favorecendo a participação e inclusão social”, explica a coordenadora do Programa, Sandra Kretli.
Já a professora Kristiina Vesama ministrará a palestra Introdução ao planejamento e à gestão de projetos no campo do trabalho social/comunitário na Finlândia, das 14h às 15h30, aberta a todos os estudantes da Ufes. O encontro, segundo Kretli, servirá para “pensar nas diferentes formas de políticas sociais implementadas na Finlândia e na relação Estado-sociedade”.
Tanto a oficina quanto a palestra serão ministradas em inglês, com tradução simultânea. As inscrições para ambos os eventos devem ser realizadas neste formulário.
Para a coordenadora do PPGE, a presença de Keuru e Vesama no Centro de Educação (CE) fortalece o projeto de internacionalização do Programa: “pela oportunidade de intercâmbio de experiências e de conhecimentos, a fim de problematizarmos as políticas educacionais e curriculares”.
Além das agendas na Ufes, os professores visitarão a Escola de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada no bairro Mário Cypreste, para conhecer a realidade local.
Imagem: Vector Stock