Ir para o conteúdo
GovBR

Ufes recebe representantes da CGU para assessoramento nas áreas de ações afirmativas e integridade

24/03/2025 - 18:09  •  Atualizado 26/03/2025 17:48
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da reunião

A Ufes recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, representantes da Controladoria-Geral da União no Espírito Santo (CGU/ES). A visita teve como objetivo propor um levantamento para avaliar o desenvolvimento das ações afirmativas que a Ufes tem realizado. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Reitoria, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

O levantamento, que também ocorre em outras universidades e institutos federais do País, irá avaliar quatro principais itens: cotas, direitos da população transgênero, racismo e violência contra as mulheres. A avaliação será feita por um grupo focal formado por membros da comunidade acadêmica, como estudantes de graduação e pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos.

A ideia é que cada grupo seja formado por pelo menos quatro pessoas, e indicado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) e pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Propaes).

Segundo o reitor Eustáquio de Castro, apesar dos desafios globais, como o enfraquecimento das políticas de diversidade no Brasil e no mundo, a Ufes tem se esforçado para fortalecer as ações afirmativas. “O mundo vive hoje um momento muito difícil e complicado e a Ufes vai exatamente no sentido contrário, que é de fortalecer as ações afirmativas de diversidade de gênero. Já existem na Universidade políticas antigas e caminhamos no sentido de um maior fortalecimento de várias ações”, ressaltou.

Foto de todos os participantes da reunião reunidos em torno da mesa

O reitor destacou ainda que o trabalho em conjunto com a CGU irá permitir que a Ufes se posicione e realize um diagnóstico do seu histórico de ações afirmativas: “Vai permitir que a gente possa projetar a Universidade também para os próximos anos e décadas. O trabalho que será feito será muito interessante nesse sentido”.

O superintendente da CGU/ES, José Euclides Cavalcante, explicou que, no futuro, o mapeamento das informações consolidadas da Ufes e outras instituições será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

“O objetivo é levantar quais projetos foram feitos para atender a esses quatro grandes grupos e buscar soluções inovadoras que tenham sido identificadas, além de identificar novas ideias. Mesmo sabendo que novas ideias dependem de estrutura e recursos financeiros, é importante mapeá-las”, explicou Cavalcante.

Boas práticas

Para a chefe da Auditoria Interna da Ufes, Crisley Dalto, a avaliação do CGU será positiva. “Ela vem ajudar a identificar as boas práticas da Universidade e agregar valor para as ações afirmativas dentro da instituição. A avaliação também agrega valor para a gestão, para que a Universidade melhore e implemente ações alinhadas com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional”, afirmou.

Participaram também da reunião a vice-reitora Sonia Lopes, o pró-reitor de Políticas de Políticas de Assistência Estudantil, Antonio Carlos Moraes; a diretora de Assistência Estudantil, Deborah Provetti; o secretário de Ações Afirmativas e Diversidade, Gustavo Forde; a secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Oliveira; a diretora de Governança, Controles Internos e Integridade, Fabíola Bastos; e o diretor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Cardoso.

Foto da reunião de sexta-feira, com todos os presentes sentados em torno da mesa da sala de reuniões

Integridade

Na tarde da última sexta-feira, 21, o superintendente da CGU-ES também esteve na Ufes para uma reunião com o reitor Eustáquio de Castro e com a equipe da Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DCGI) da Universidade. Juntamente com o auditor de Finanças e Controle, João Tadeu Batista, e a técnica federal em Finanças e Controle, Gisela Bressan, o superintendente veio iniciar uma ação de assessoramento da CGU junto à Ufes para avaliação do nível de maturidade da Integridade da Universidade. 

Na oportunidade, o superintendente conheceu as medidas institucionais que a Ufes vem desenvolvendo na área de integridade pública, ou seja, ações voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de irregularidades, situações de assédio e desvios éticos e de conduta. Também foram apresentadas as ações de supervisão das funções de Integridade desempenhadas pela unidade setorial do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) do Governo Federal na Ufes, de responsabilidade da DGCI.

“Esse tempo que temos acompanhado, e já tem muitos anos, a gente nota que a Universidade evoluiu muito nessa parte de governança e integridade. Mesmo com as dificuldades orçamentárias que atingem todas as universidades do Brasil, vemos que a Ufes está sendo criteriosa e adotando soluções simples, avançando e se modernizando. Ela está de parabéns e pode sempre contar com a CGU – estaremos aqui para dar apoio”, destacou José Euclides Cavalcante. 

Fotos: Thiago Sobrinho e Thereza Marinho

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.