Ufes recebe visita da deputada federal Benedita da Silva

18/12/2025 - 19:40  •  Atualizado 20/12/2025 18:57
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da deputada Benedita da Silva com todas as pessoas presentes na recepção

A deputada federal Benedita da Silva, acompanhada da também parlamentar Jack Rocha, foi recepcionada na tarde desta quinta-feira, 18, na Sala das Sessões dos Conselhos Superiores da Ufes, pelo reitor Eustáquio de Castro e pela vice-reitora, Sonia Lopes. O encontrou contou com a presença de gestores da Universidade, representantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes), professores, estudantes e técnicos administrativos. A deputada é coordenadora da bancada negra na Câmara dos Deputados e vice-presidente da Comissão de Cultura daquela casa legislativa.

Para o reitor, “esse foi um momento histórico para a Universidade”. Castro destacou que “depois da presença da escritora Conceição Evaristo [que recebeu o título honoris causa da Ufes em maio último], agora  estamos recebendo Benedita da Silva, que é um ícone da política brasileira, uma grande personalidade histórica. Então é uma satisfação muito grande fechar o ano com essa visita”.

A deputada veio ao Espírito Santo participar do evento Vozes da Resistência, organizado por Jack Rocha e realizado na noite desta quinta-feira no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras. Entre os temas em debate estiveram a democracia, os direitos humanos e a construção de pontes em um mundo dividido. 

Referência

Na recepção institucional, a vice-reitora destacou que Benedita da Silva é uma referência para a sua geração: “Crescemos ouvindo a senhora, acompanhando os diferentes momentos da sua trajetória política. E isso estimulou a minha atuação na carreira de docente. A nossa luta tem várias pautas e, como mulheres negras dentro da Universidade, lutamos para que as mulheres permaneçam aqui, com igualdade e dignidade, e que possam seguir em frente nas suas carreiras sem violência, protegidas e cuidadas. Sua presença aqui é emblemática e nos fortalece”.

A estudante de doutorado em Oceanografia Ambiental da Ufes Dandara Cabral falou do significado da trajetória da deputada para as mulheres negras: “A senhora  abriu caminhos para que muitas de nós ocupássemos nosso espaço. Nós somos os seus frutos, somos as mulheres que se inspiraram na trajetória da senhora para seguir resistindo”, afirmou, destacando as dificuldades das mulheres negras periféricas.

Imagem
Na foto, Jack Rocha, Eustáquio de Castro, Benedita da Silva e Sonia Lopes
A deputada Jack Rocha, o reitor Eustáquio de Castro, a deputada Benedita da Silva e a vice-reitora Sonia Lopes

A deputada federal Jack Rocha também apontou a referência de Benedita para as mulheres negras brasileiras. “A sua presença fortalece corações e mentes”, disse ela. Rocha também ressaltou o racismo estrutural que prevalece no Brasil. “Vivemos o racismo quando pegamos um ônibus para vir para a Universidade, quando estamos no nosso território. Você pode ter um diploma de mestrado ou de doutorado, mas quando você é uma pessoa negra sempre vai ser questionado duas ou três vezes mais sobre a sua competência”.

Oportunidade

Benedita da Silva agradeceu a receptividade e falou da sua relação com as universidades. “Eu não imaginava que chegaria a uma universidade dada a realidade da minha família. Mas o que precisávamos era de oportunidade. E cresci com essa vontade de mudar o Brasil. Então encontrar minha imagem e semelhança nos lugares onde vou, estar neste espaço [universitário] que me assustava é muita alegria”. A deputada afirmou ainda que “o Brasil precisa das universidades, que são laboratórios de ideias”. 

A parlamentar, que foi deputada constituinte em 1988, também falou de um Congresso Nacional que “já rasgou muitas das páginas da Constituição Cidadã, mas que ainda encontra resistências para garantir o processo democrático” e convocou o povo brasileiro a ir às urnas em 2026 com a responsabilidade de definir o futuro do país.

Fotos: Ana Oggioni e Ana Beatriz Fonseca

Categorias relacionadas