Ufes recepciona novos estudantes estrangeiros nesta quinta-feira

10/08/2023 - 12:13  •  Atualizado 11/08/2023 13:29

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizou nesta quinta-feira, 10, um momento de acolhimento para cinco estudantes estrangeiros que estudarão na Universidade a partir deste segundo semestre. A recepção foi realizada no Gabinete da Reitoria.

Os estudantes são provenientes da Colômbia, Espanha, França, Itália, e de Moçambique. Durante o período que passarão na Ufes, eles irão cursar Engenharia de Produção, Oceanografia, Letras (Português), Administração, Engenharia Elétrica e mestrado em Educação Física.

Com o objetivo de dar as boas-vindas aos estudantes, a equipe da SRI preparou um café da manhã com produtos típicos brasileiros, como pé de moleque, pão de queijo e café. Além do acolhimento, a recepção teve por objetivo apresentar a Universidade aos estudantes e abordar questões relativas à estrutura acadêmica e administrativa da Ufes, ao funcionamento dos serviços e dos setores da Instituição e a bolsas de estudo. Instruções sobre conta bancária, transporte, passe escolar, emissão de documentos e matrícula também foram cuidadosamente repassadas.

Outro ponto destacado no encontro foi o programa Anjos na Ufes, no qual estudantes, técnicos administrativos e professores da Ufes se dispõem a auxiliar estudantes estrangeiros na familiarização com a rotina da Universidade, a cultura e os costumes locais.

O chefe da Divisão de Mobilidade da SRI, Thiago Prado, destaca o papel desempenhado por quem se inscreve no projeto: “O programa foi criado para que haja a orientação do estrangeiro que vem para nossa Universidade sobre questões do dia a dia, como estadia, transporte e custo de vida”.

Recepção unificada

Além da programação realizada nesta quinta na Ufes, outra recepção está agendada para esta sexta-feira, 11, promovida pela Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIIES). O encontro, que será realizado a partir das 9 horas na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), vai contar com intercambistas de outras instituições de ensino superior, que conhecerão mais sobre as respectivas instituições de ensino, participarão de workshops de bateria e forró, e farão um city tour pela cidade de Vitória.

“A ideia da RIIES é pensar em ações coletivas de internacionalização, para motivar tanto os nossos alunos quanto os das instituições parceiras”, explica Prado.

Texto e fotos: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação)