O levantamento QS Latin America University Rankings aponta a Ufes como uma das melhores universidades da região. A Universidade ficou em 32º lugar, entre as 94 brasileiras avaliadas, e em 114º lugar, entre 400 instituições na América Latina.
Na classificação geral, a Pontifícia Universidade Católica do Chile ficou em primeiro lugar, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e do Tecnológico de Monterrey (México).
Desde 2015, a Ufes subiu 36 posições e é considerada 28,1% melhor que a média latino-americana e 8,9% acima da média brasileira.
O item em que a Ufes foi melhor avaliada é o da proporção de professores com doutorado, no qual obteve 100% da pontuação possível, ficando em 23º lugar na região. A Ufes também subiu sua colocação nos quesitos de rede internacional de pesquisa (44º) e de índice de citações por artigo (134º).
"Essa melhoria na presença da Ufes no mundo foi fruto de um trabalho da Secretaria de Relações Internacionais e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Um dos sinais dessa evolução foi a seleção da Ufes para participar do Programa Institucional de Internacionalização, o PrInt. Esse programa também é uma oportunidade para a Universidade continuar melhorando a sua presença e a sua reputação no mundo", afirma o chefe da Divisão de Acordos da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, professor Yuri Leite.
Além dos indicadores já citados, também foram avaliados a reputação acadêmica, a reputação entre empregadores, a média de professores por aluno, a média de artigos por professor e o impacto web. Os dados relativos à Ufes estão disponíveis no link: https://www.topuniversities.com/universities/universidade-federal-do-es….
Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho