Últimos dias de inscrição para os programas de pós-graduação em Artes, Educação e Física

26/02/2021 - 16:36  •  Atualizado 26/02/2021 20:40

Três programas de pós-graduação, localizados no campus de Goiabeiras, em Vitória, encerram seus prazos de inscrição na primeira quinzena de março. Confira abaixo:

Artes (mestrado)

As inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) serão recebidas até 1º de março, pelo e-mail editais.ppga@gmail.com. Serão oferecidas 12 vagas, distribuídas entre os orientadores das linhas de pesquisa Teorias e Processos Artístico-Culturais; e Interartes e Novas Mídias.

Poderão participar do processo seletivo portadores de diplomas de bacharelado ou licenciatura plena em Artes Plásticas, Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Linguística, Letras, Artes ou áreas afins, assim como estudantes concluintes desses cursos. Candidatos de outras áreas deverão anexar uma justificativa da solicitação, explicando a relevância do projeto à área de concentração do curso, à linha de pesquisa pretendida e ao projeto do orientador sugerido.

Do total de vagas ofertado em cada linha de pesquisa, 25% serão reservados para candidatos cotistas, sendo metade destas para egressos de graduação como cotista em instituições públicas de ensino, bolsistas integrais em instituições privadas ou que comprovarem baixa renda (NIS); a outra metade será reservada para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Educação (mestrado e doutorado)

Os interessados em ingressar nos cursos oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) têm até 8 de março para se inscrever por meio de formulário on-line disponível em https://ufes.selecao.net.br/. Para o curso de mestrado, serão oferecidas 27 vagas e para o de doutorado, 32 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre as linhas de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos; Educação, Formação Humana e Políticas Públicas; Educação e Linguagens; e Docência, Currículo e Processos Culturais. A taxa de inscrição é R$ 120.

O público-alvo do curso de mestrado são os egressos de cursos de licenciatura plena e de cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Outros cursos serão aceitos, desde que o candidato exerça o magistério em instituição de ensino superior há, pelo menos, um ano. Já para o curso de doutorado, podem se candidatar os portadores de título de mestre, acadêmico ou profissional.

Dentre as etapas dos processos seletivos, estão avaliação do projeto de pesquisa; prova oral sobre esse projeto; e avaliação do currículo.

Física (mestrado profissional)

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), organizado em rede nacional, irá oferecer 15 vagas para o segundo semestre, no polo localizado na Ufes. As inscrições serão recebidas até 15 de março, em formulário on-line, disponibilizado no site da Sociedade Brasileira de Física (acesse aqui). A taxa de inscrição é R$ 65.

O MNPEF é voltado exclusivamente para professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, portadores de diplomas de licenciatura ou bacharelado em Física ou áreas afins, ou estudantes que estejam no último período desses cursos.

A primeira etapa da seleção será eliminatória e consistirá de uma prova escrita, realizada de maneira remota, durante a qual apenas o material disponibilizado na plataforma virtual poderá ser consultado. Já a segunda etapa será classificatória e consistirá de uma prova de defesa de memorial, realizada também de forma remota.

Nessa etapa, o candidato deverá descrever oralmente sua trajetória profissional e acadêmica, destacando a participação em programas de ensino, pesquisa e extensão, cursos de capacitação, e a produção de material didático, e indicando os motivos que o levam a concorrer a uma vaga no Programa. Será avaliada, dentre outros aspectos, a possível contribuição do candidato para a melhoria do ensino de Física na educação básica.

As aulas presenciais dos alunos ingressantes ocorrerão às quintas-feiras, à tarde, e às sextas-feiras, pela manhã. As reuniões com os respectivos orientadores, seminários e atividades extracurriculares ocorrerão preferencialmente às sextas-feiras, a partir das 13 horas.

Contato: ps.ppgenfis.ufes@gmail.com

Mais informações estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos programas ofertantes.

Texto: Nábila Corrêa