Últimos dias de inscrições para bolsas de pós-doutorado em três programas de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para quatro bolsas de pós-doutorado em três programas de pós-graduação neste mês de novembro. Há uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBio), no campus de Maruípe, uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, no campus de Alegre, e duas vagas no Programa de Pós-Graduação em Física, no campus de Goiabeiras.

Bioquímica

Os interessados na bolsa do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) podem se inscrever até 17 de novembro, pelo e-mail inscricao.ppgbiq [at] gmail.com. As etapas de seleção serão compostas por análise de currículo dos candidatos, entrevista com defesa do projeto de pesquisa, e aprovação da indicação pelo colegiado do Programa.

O selecionado receberá bolsa no valor de R$ 4.100 para desenvolver projeto de pesquisa em uma das seguintes linhas do Programa: Desenvolvimentos de novos materiais; Bioquímica de macromoléculas; Modelos experimentais; ou Bioquímica na comunidade.

A duração do projeto será de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses.

Contatos: (27) 3335-7342 e ppgbf.ufes [at] gmail.com.

Engenharia Química

Já no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ), as inscrições prosseguem até 21 de novembro, pelo e-mail ppeq.sec [at] gmail.com. O valor da bolsa será conforme o definido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O candidato deverá, entre outros requisitos, ter o título de doutor em Engenharia Química há no máximo cinco anos, além de experiência com pesquisa em nível de pós-graduação, preferencialmente nas seguintes linhas: Sistemas particulados; Adsorção de contaminantes emergentes; Secagem de biomassa; ou Caracterização de materiais lignocelulósicos.

O perfil e o mérito técnico-científico do candidato serão avaliados por meio de entrevista e avaliação da produção científica e técnica nos últimos cinco anos.

A concessão da bolsa de pós-doutorado tem, entre seus objetivos, o de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas que estudam a biomassa quanto à sua caracterização, otimização de processos, viabilidade técnica e aplicação.

O projeto de pesquisa deverá ser desenvolvido durante 12 meses, sem prorrogação.

Contato: (28) 3552-8719 e ppeq.sec [at] gmail.com.

Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) irá oferecer uma bolsa de pós-doutorado na área de Física Experimental e outra na de Física Aplicada. Nos dois casos, a duração dos projetos será de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.

Os interessados em desenvolver a pesquisa em Física Experimental podem se inscrever até 21 de novembro pelo e-mail pos.fisica [at] ufes.br.

Entre as exigências está a apresentação de um projeto de pesquisa em um dos seguintes temas: Nanocompósitos baseados em materiais grafênicos para aplicações em catálise ou armazenamento de energia; ou Nanohíbridos para tratamento de efluentes. O selecionado receberá bolsa no valor de R$ 4.100.

Além dos requisitos descritos no edital de abertura, o candidato deverá atender os do Edital 16/2022 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já para a vaga na área de Física Aplicada, os interessados deverão se inscrever até 31 de janeiro de 2023, pelo e-mail pelo e-mail pos.fisica [at] ufes.br.

Dentre outros requisitos, o candidato deverá apresentar projeto de pesquisa com aderência clara em uma das seguintes linhas: Estudos sobre as areias monazíticas das praias da Grande Vitória; ou FluTuES - Fluxos Turbulentos no Espírito Santo.

O pesquisador receberá bolsa no valor de R$ 5.200.

Todas as informações sobre os processos seletivos estão divulgadas nos editais dos programas, anexados abaixo.

Texto: Nábila Corrêa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)