Unapi fará doações de roupinhas de bebês para Utin do Hospital Universitário

21/08/2023 - 12:49  •  Atualizado 22/08/2023 17:36

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unapi) fará a entrega nesta quarta-feira,  23, de sapatinhos, mantas e luvinhas de crochê para os bebês que estão internados na UTI Infantil (Utin) do Hospital Universitário Antonio Cassiano de Moraes (Hucam-Ufes). Todas as peças são produzidas nas Oficinas de Crochê do projeto.

A Utin do Hucam tem 25 leitos e a maioria dos bebês atendidos ainda não têm enxoval, seja porque nasceram antes do tempo previsto ou porque são de famílias de baixa renda.

Em atividade há 26 anos, a Unapi é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social da Ufes, atualmente atendendo cerca de 180 pessoas por semestre. O projeto tem a finalidade de, por meio da educação continuada para pessoas a partir dos 60 anos, auxiliar no fortalecimento da cidadania dos idosos como sujeito de direitos, inseridos em um contexto político, econômico e sociocultural. Nele, são oferecidas atividades que ajudam a desmistificar a velhice, muitas vezes vista de forma negativa, sendo tratada como doença ou problema e não como resultado de um processo orgânico natural.

Segundo a coordenadora do projeto, Cenira Oliveira, a Oficina de Crochê surgiu da iniciativa de uma servidora da Ufes aposentada, Claudia Paiva, que era integrante da Unapi. “Para as pessoas idosas trata-se de uma oportunidade de mudar suas rotinas, aprender algo novo, interagir com outras pessoas, abrir espaço e condições para novos vínculos e novas amizades. Como consequência, essas pessoas têm uma melhora significativa em sua autoestima, na memória, na capacidade de desenvolver as atividades da vida diária e superam ansiedade e solidão”, destaca.

Ela acrescenta que a Oficina de Crochê segue os princípios do projeto, de promover a interação entre as pessoas idosas, aprofundar aprendizados, bem como adquirir novos e promover a qualidade de vida. O hábito de fazer crochê trabalha os músculos, estimula a visão e o tato, diverte, tranquiliza e estimula o desenvolvimento psicomotor de pessoas de todas as idades.

Demanda

Cláudia Paiva, que é facilitadora nas oficinas, explica que, em princípio, a intenção era realizar a doação das peças durante as comemorações dos 70 anos da Ufes, a serem celebrados em 2024. No entanto, a necessidade da Utin fez o grupo mudar de ideia. “Com a alta demanda da Utin, não tivemos coragem de não atender aos bebês com as peças que já produzimos”, relata. Agora, ela afirma que as entregas das peças produzidas nos encontros serão realizadas sempre que tiverem mais de dez finalizadas.

Os encontros para a produção das peças são abertos a todas as pessoas interessadas e acontecem semanalmente, às quartas-feiras, das 10 às 13 horas, no hall da Biblioteca Central. Para participar, basta comparecer com linha e agulha. A partir da próxima quarta, terá início mais uma turma com 20 idosos já cadastrados.

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Unapi