Uso da fotografia contra depressão e ansiedade é tema de palestra virtual na próxima segunda, 29

26/03/2021 - 18:17  •  Atualizado 29/03/2021 19:17

Na próxima segunda-feira, dia 29, o projeto de extensão Grupo de Foto, vinculado ao Departamento de Comunicação Social (Depcom), realizará o encontro virtual Papo Fotográfico, no qual o fotógrafo e servidor técnico-administrativo da Ufes Robson Barros vai conversar com os participantes sobre Fotografia mindfulness no combate à ansiedade e à depressão. A palestra, mediada pela estudante Laura Gomes, acontece a partir das 18h30 no canal do projeto no YouTube.

Durante o encontro, Barros vai compartilhar suas experiências, apresentar seus trabalhos e relatar a forma com que usa a fotografia como terapia. “Independentemente dos objetivos fotográficos, é inegável que a arte de fotografar pode proporcionar uma sensação de bem-estar em qualquer pessoa. Para nós, fotografar é sinônimo de felicidade e vida saudável”, analisa ele, referindo-se à esposa e parceira Luciana Teixeira, com quem divide o Instagram https://www.instagram.com/robson.luciana.photos/.

Barros passou a fotografar em 2006, quando deu início à graduação no curso de Letras Inglês, na Ufes. “Comecei a descobrir a fauna que o campus tem e, desde então, fotografo os bichinhos também”, conta. A parceria com a esposa não é por acaso: “Luciana tem uma incrível capacidade de ouvir os pássaros e uma grande persistência, qualidades essenciais para fotografar a fauna urbana”.

Projeto

O projeto de extensão Grupo de Foto surgiu em 2008 e tem o professor do Depcom Fábio Goveia como coordenador. Voltado prioritariamente para estudantes da Ufes que tenham interesse por fotografia, o projeto também incentiva a participação da comunidade externa em atividades como palestras, seminários e conferências. “A visibilidade do Grupo permite que o público externo nos procure para atividades de produção fotográfica, como cobertura de eventos ou mesmo divulgação de produtos”, explica Goveia.

Durante a suspensão das atividades presenciais nos campi da Ufes para evitar a propagação do novo coronavírus, o Grupo de Foto precisou adaptar suas ações para o formato virtual, realizando publicações no Instagram e no Twitter.

“A pandemia da covid-19 obrigou a atividade a ser realizada no mundo on-line. Porém, esse obstáculo não vai nos impedir de seguir com nossos trabalhos”, destaca o coordenador.

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Luciana Teixeira e Robson Barros