Vagas abertas em quatro programas de pós-graduação. Confira os editais

19/04/2022 - 16:01  •  Atualizado 26/04/2022 17:06

Quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas. No campus de Goiabeiras, as oportunidades são para os programas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação; Informática; e Política Social. Já no campus de Maruípe, as oportunidades são para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Confira abaixo:

Informática (aluno especial)

Profissionais de nível superior das áreas afins às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) que tenham concluído ou sejam estudantes concluintes de curso de mestrado poderão se candidatar como aluno especial do programa até 23 de abril, pelo e-mail ppgi@inf.ufes.br. A seleção será realizada pelo docente responsável pela disciplina requisitada, que avaliará a aptidão do candidato com base em seu histórico escolar e currículo lattes. Serão aceitos, no máximo, cinco alunos especiais em cada disciplina.

Contato: ppgi@inf.ufes.br; (27) 4009-2324 (ramal VoIP *5126)

Enfermagem (mestrado profissional)

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) está com inscrições abertas para 14 vagas em seu curso de mestrado profissional, que serão recebidas até 30 de abril, pelo e-mail selecaoppgenfufes@gmail.com. Além do diploma de graduação em Enfermagem, serão exigidos vínculo empregatício e experiência mínima de um ano como enfermeiro na área assistencial, de ensino ou gerencial. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.

Contato: selecaoppgenfufes@gmail.com

Política Social (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado, com oferta de 15 vagas, e de doutorado, com sete vagas. As inscrições serão recebidas respectivamente até 25 de maio e até 15 de maio, por meio de link disponibilizado no endereço https://politicasocial.ufes.br/. Será cobrada taxa de R$ 180, podendo ser solicitada isenção do pagamento até 10 de maio, para os casos previstos nos editais.

As vagas estão distribuídas entre os orientadores do Programa, sendo 25% destas reservadas para alunos pretos, pardos e indígenas (PPI). O candidato que optar em concorrer pela reserva de vagas também concorrerá às vagas de ampla concorrência.

Para o curso de mestrado, podem se candidatar preferencialmente egressos ou estudantes finalistas de cursos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins. Já para o curso de doutorado, a exigência é ter titulação em nível de mestrado.

Contato: politicasocial.ufes@gmail.com; (27) 3145-5370/5371; 4009-7712

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

Prosseguem até 27 de maio as inscrições para oito vagas de doutorado ofertadas pelo Programa de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), por meio de preenchimento do formulário on-line disponível nos endereços informados no edital. A documentação necessária deve ser enviada pelo mesmo formulário, por meio de upload.

Contato: (27) 3145-5304; ppgcosmo@cosmo-ufes.org

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação.

Texto: Nábila Corrêa