Vai até 10/9 o prazo para inscrição nos programas de residência na área de saúde

06/09/2023 - 11:05  •  Atualizado 10/09/2023 23:34

Termina no domingo, 10, o prazo de inscrições para os processos seletivos dos programas de Residência da Ufes na área de saúde. Serão ofertadas 84 vagas no Programa de Residência Médica, 18 vagas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, e três vagas no de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária.

Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário on-line que está disponível na página da Seleção. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 500, para os Programas de Residência Médica, e de R$ 350 para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária. Os selecionados ingressarão nos programas em 2024.

Estudantes finalistas e egressos de cursos de Medicina poderão concorrer para os programas de Residência Médica referentes às especialidade de ingresso direto. Essas  oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: Anestesiologia (3 vagas), Cirurgia Geral (8), Clínica Médica (13), Dermatologia (2), Ginecologia e Obstetrícia (5), Infectologia (2), Medicina de Família e Comunidade (3), Medicina Intensiva (3), Neurologia (2), Oftalmologia (3), Patologia (1), Pediatria (4) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (4).

Já para os programas de Residência Médica em especialidades, em áreas de atuação e referente ao ano opcional, os candidatos deverão ter concluído ou estar próximo da conclusão do Programa de Residência Médica exigido como pré-requisito, em cada caso. As vagas para esses programas estão distribuídas entre as seguintes especialidades:  Cardiologia (2 vagas), Cirurgia do Aparelho Digestivo (3), Cirurgia Vascular (2), Gastroenterologia (4), Hematologia e Hemoterapia (2), Mastologia (2), Nefrologia (3,; Reumatologia (3), Urologia (2), Endoscopia Digestiva (2),  Hepatologia (1), Neonatologia (3), Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (1) e  Transplante de Fígado – Cirurgia do Aparelho Digestivo (1).

Candidatos que tenham concluído Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade ou concluam até o dia 29 de fevereiro de 2024 deverão informar esse dado no formulário de inscrição e encaminhar a documentação comprobatória para obterem pontuação extra.

Estudantes de cursos de graduação em Medicina poderão se inscrever como treineiros para realizar as provas aplicadas na seleção para Residência Médica referente a especialidades de ingresso direto. Esses candidatos não poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, nem escolher a especialidade no ato de inscrição. Dentre os candidatos treineiros, nove serão selecionados para a realização da prova prática.

Multiprofissional e veterinária

Para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, poderão se candidatar estudantes concluintes ou profissionais egressos de cursos de graduação em Enfermagem (3 vagas), Farmácia (2), Fonoaudiologia (2), Nutrição (3), Odontologia (2), Psicologia (3) e Serviço Social (3).

Já para a Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, as vagas ofertadas são para as áreas de Patologia Clínica (1 vaga), Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia (1) e Clínica Médica de Animais de Companhia (1).

Veja todas as informações no edital anexado abaixo.

Texto: Nábila Corrêa