Vai até 21 de junho o prazo para inscrever projetos em editais de iniciação científica

14/06/2022 - 10:36  •  Atualizado 20/06/2022 16:09

Vai até o dia 21 de junho o prazo para envio de projetos referentes aos editais Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2022/2023 e Edital 001/2022, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG/Ufes). Os editais visam incentivar a iniciação científica na Universidade. Ambos estão interligados e garantem bolsas para iniciação científica a estudantes de graduação vinculados aos projetos enviados pelos docentes.

O edital do Piic abre inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e de voluntários do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). Professores candidatos a orientador poderão concorrer a até duas bolsas e a até três orientações de estudantes voluntários.

Já o edital 001/2022, destinado aos recém-doutores e aos recém-contratados, conta com recursos do FAP-Ufes. Por meio desse edital, serão concedidas 70 bolsas para estudantes. Os professores interessados em participar dele devem se inscrever primeiramente no edital do PIIC, para ter direito a um bolsista de iniciação científica e um notebook já adquirido pela PRPPG.

As inscrições para o Piic 2022/2003 devem ser efetuadas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação (SAPPG), utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Para o edital 001/2022, deve ser usada a plataforma edital.ufes.

O diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, destaca a importância da iniciação científica na formação profissional de cada estudante: “Tal atividade visa, fundamentalmente, incentivar a carreira científica dos estudantes na graduação, preparando-os para a pós-graduação e para uma melhor atuação profissional”.

Partelli ressalta ainda que o Programa de Iniciação Cientifica se destaca por proporcionar melhor formação dos alunos e, ao mesmo tempo, produzir pesquisa, desenvolvimento e informações para a sociedade. Segundo ele, 50% dos alunos que fazem iniciação científica seguem no mestrado e aproximadamente 20% seguem no doutorado.

Texto: Sueli de Freitas