Vem aí a Semana do Conhecimento 2023! Programação começa no dia 16 de outubro

22/08/2023 - 15:37  •  Atualizado 23/08/2023 17:31

Após receber milhares de estudantes na última edição, a Semana do Conhecimento retorna aos quatro campi da Ufes este ano. O evento acontece de 16 a 21 de outubro em Goiabeiras e em Maruípe; de 24 a 26 de outubro em São Mateus; e de 6 a 10 de novembro em Alegre. Tradicional no calendário da Universidade, a Semana do Conhecimento apresenta as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufes aos futuros universitários e à sociedade capixaba em geral.

O evento reúne as conhecidas Mostra de Profissões; Mostra de Ciências; Mostra de Ciências Biológicas; Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e Jornada de Extensão e Cultura. Também haverá estandes e atividades na Feira de Internacionalização, promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), responsável pelo intercâmbio estudantil, e apresentação das diversas formas de assistência estudantil que garantem a permanência do aluno na graduação, realizada pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes).

A programação é gratuita e aberta ao público. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o evento oferecerá ações culturais e esportivas, como o projeto Sábado de Esporte e Lazer, que promove aulas de dança, recreação infantil, entre outras atrações.

Em 2022, mais de 10 mil estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e médio se inscreveram para visitar o ambiente dos cursos e receber informações pertinentes à carreira na Mostra de Profissões, evento dos mais concorridos da Semana do Conhecimento. Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) abrirá inscrições para as escolas interessadas.

Nota 5

Segundo a coordenadora da Comissão Organizadora da Semana do Conhecimento, professora Liliana Barros, a Ufes tem mais uma motivação para receber a sociedade nos seus campi: a nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo obtido na avaliação da qualidade da educação desenvolvida na Universidade.

“Para completar a alegria de toda a movimentação gerada pela Semana do Conhecimento, tivemos a nota máxima da avaliação do MEC, carimbando a excelência do conhecimento produzido na Universidade”, afirma Barros.

O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja edição deste ano traz o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Texto: Leandro Reis