
O violão volta a brilhar nesta sexta-feira, 4, na décima edição do recital Som na Sexta, promovido em parceria entre o Instituto Marlin Azul (IMA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufes). O destaque desta edição do projeto é o violonista Victor Polo. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece nesta sexta-feira, 4, a partir das 18 horas, na sede do IMA, localizada na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, em Jardim da Penha, Vitória.
Victor Polo é compositor, guitarrista, violonista, professor de música e pesquisador acadêmico. Natural de Franca, São Paulo, Polo é graduado, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente mora em Vitória, para onde se mudou após aprovação em concurso público para professor de violão e guitarra na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Carreira
Com o grupo Telecoteco, o compositor e instrumentista participou da gravação do CD É Hora de Trocar as Válvulas (2014), que integra a lista dos cem melhores discos de MPB daquele ano. Com o grupo Trem Doido, lançou, em 2018, o primeiro disco da banda, que conta com releituras de canções do Clube da Esquina e o EP Outra Esquina, Nova Estação (2024). Além disso, Polo conta com dois álbuns solo: Violão de Afetos (2020) e Fonte da Saudade (2024), ambos com composições autorais inéditas.
Ao longo de sua carreira, Victor Polo já se apresentou ao lado de importantes músicos, como Toninho Horta e Jaques Morelenbaum. Como pesquisador, ministrou oficinas de música em festivais e congressos e possui artigos acadêmicos publicados com foco em temas que dizem respeito à música popular brasileira, ao violão e à guitarra.
Sobre o projeto
O projeto Som na Sexta - IMA Musical é resultado do desejo comum de promover encontros musicais informais em toda primeira sexta-feira de cada mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral.
O projeto de extensão tem coordenação das professoras da Ufes Stela Maris Sanmartin (Departamento de Artes Visuais) e Mirna Costa (Departamento de Música). Esta décima edição tem curadoria do violoncelista Daniel Enache.
Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta - IMA Musical realizou recitais contemplando obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Edvard Grieg, Wolfgang Amadeus Mozart, Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Lorenzo Fernandez, Felix Borowski, Claude Debussy, Radamés Gnattali, Cláudio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback e Felipe Pessin Manzoli, entre outros.