Visitas ao Itaipu Parquetec e à Unila fomentam parcerias em benefícios do ES e da comunidade acadêmica da Ufes

26/08/2024 - 18:34  •  Atualizado 26/08/2024 19:10
Texto: Thereza Marinho
Posando para a foto, a equipe da Unila juntamente com o reitor da Ufes, Eustaquio de Castro; o pró-reitor do Ifes, André Romero; e a superintendente da Ufes, Miriam de Magdala.

Parcerias nas áreas de energias renováveis e Inteligência Artificial, visando trazer benefícios para a população capixaba. Estes serão possíveis frutos da visita realizada pelo reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, e o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, ao ecossistema de inovação da Itaipu Binacional (Itaipu Parquetec) e à usina de Itaipu, na última semana.

Enquanto na quinta-feira, 22, os gestores visitaram o Núcleo de Inteligência Territorial, o Escritório de Projetos e Captação de Recursos, os laboratórios de Tecnologias Aplicadas e de Segurança Cibernética, e a usina hidrelétrica de Itaipu, na sexta, dia 23, eles conheceram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), a planta de hidrogênio verde, o Cibiogas (associação que reúne 54 empresas com interesse em pesquisa aplicada, desenvolvimento e negócios na área de biogás) e o data center. Além dos reitores, também participaram da visita a superintendente de Projetos e Inovação da Ufes, Miriam de Magdala, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero.

“Essas visitas revelaram boas possibilidades de colaboração para o estado do Espírito Santo, envolvendo a Ufes e o Ifes”, destacou o reitor Eustaquio de Castro

A superintendente Miriam de Magdala detalhou que, no CDT, os gestores conheceram pesquisas com baterias não-lítio e sistemas de simulação de eventos do sistema elétrico. “Na visita ao Cibiogas, entendemos como é feita a conexão entre academia e mercado alavancando as inovações do setor e gerando receita por meio da prestação de serviços especializados”, disse. “Visitamos a planta de hidrogênio verde, que é um ambiente de testes e validação de tecnologias onde pesquisam e desenvolvem a produção e o armazenamento de hidrogênio, buscando sua utilização na transição para fontes de energia renováveis e não poluentes”, completou.

Parceria com a Unila

Ainda na sexta-feira, os gestores conheceram a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), onde foram recebidos pela reitora Diana Pereira, e conversaram sobre interesses em comum.

O reitor da Ufes e a reitora da Unila pactuaram a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas universidades visando a mobilidade acadêmica de estudantes e professores, e a troca de expertise nas áreas de gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Na foto, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da Unila, Katia Punhagi; o pró-reitor do Ifes, André Romero; o reitor da Ufes, Eustaquio de Castro; a reitora Diana Pereira; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara; a coordenadora de Relações Internacionais, Leila Yatim; e a superintendente da Ufes, Miriam de Magdala.

Categorias relacionadas