Vozes da cultura hip hop capixaba se reúnem em evento gratuito no Teatro Universitário nesta quinta, 22

21/08/2024 - 17:21  •  Atualizado 22/08/2024 16:21
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento

A cultura hip hop capixaba ganha o palco do Teatro Universitário nesta quinta-feira, 22, a partir das 14 horas, com a realização do evento Urbes Convida (a): Rap(ensar). A programação reúne nomes consolidados do hip hop local, como Cesar MC, Dudu MC, Jack “Da Rua”, Afronta, Afari e o coletivo Batalha do F., que participam de oficina de rima, roda de conversa, intervenção cultural e batalha de rima. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Urbes: Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Ufes e coordenado pela professora Manuela Blanc. “Analisamos a experiência humana em meio urbano no contexto da Grande Vitória, tendo as disputas pela cidade como um norte para entender a contemporaneidade”, afirma a professora.

A ideia do Rap(ensar) é inserir o público na dinâmica das atividades, com conversas sobre as vivências do dia a dia na cidade, prática criativa na oficina de rima e construção de um espaço repleto de energia e espontaneidade nas batalhas.

“Convidamos coletivos que atuam com a cultura hip hop para fazer o que eles sabem fazer de melhor. Então, o evento é realizado diretamente por esses grupos de pessoas e nós atuamos na organização e coleta de dados”, explica a professora. “Entre os rappers, convidamos diferentes nomes da cena atual, pessoas que de algum modo atuam não apenas como artistas, mas como pensadores do vivido e, em certa medida, lideranças do movimento produzido pela sua própria música”.

Também confirmaram presença no evento os integrantes do projeto UFESLAM, que completou dois anos de existência em julho deste ano. “É um coletivo que nasceu na Ufes e representa esses corpos em seus processos de sobrevivência em um ambiente ainda muito elitizado”, destaca Blanc.

Protagonismo

O Urbes já tem outros eventos no currículo, como o Pixa(ção), realizado no ano passado em três espaços do campus de Goiabeiras, com sessão de cinema, debates e intervenções artísticas, dando protagonismo aos artistas e às comunidades que eles representam. “Estar em contato com essa multiplicidade de vozes é fundamental pra gente. O ‘Urbes convida’ é um dos nossos métodos para lidar com questões e atores sociais que têm expressão pública”, diz a professora.

O Urbes Convida (a): Rap(ensar) é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e em parceria com a Secretaria de Cultura da Ufes.

Categorias relacionadas